Topo

OPINIÃO

Blogueiros: São Paulo, Galo ou outro: quem se reforçou melhor para 2021?

Hulk em sua estreia pelo Atlético-MG, em jogo contra o Uberlândia pelo Mineiro 2021 - Pedro Souza / Atlético
Hulk em sua estreia pelo Atlético-MG, em jogo contra o Uberlândia pelo Mineiro 2021 Imagem: Pedro Souza / Atlético

Do UOL, em Santos (SP)

12/03/2021 12h09

Resumo da notícia

  • Blogueiros do UOL dizem qual clube brasileiro se reforçou melhor para 2021
  • "Os reforços do Galo parecem mais promissores", analisa Alicia Klein
  • Perrone: "Por enquanto, vejo empate técnico entre Galo e São Paulo"
  • Lavieri: "Os dois times que se reforçaram melhor são Flamengo e Palmeiras".
  • Coutinho: "Também destacaria o Ceará, trouxe jogadores que elevaram o nível"

Como acontece em toda transição e início de temporada, os times brasileiros têm trabalhado forte no mercado da bola para se reforçar para os campeonatos que seguem.

Até aqui, Atlético-MG e São Paulo são alguns dos clubes que se destacam nas contratações. Enquanto o Galo se reforçou com Hulk, Cuca, Dodô e Nacho Fernández e tem Jemerson, do Corinthians, na mira para a zaga, o São Paulo trouxe Miranda, Bruno Rodrigues e Orejuela e está otimista na chegada do uruguaio Gabriel Neves.

Mas dentre os clubes brasileiros, qual deles se reforçou melhor para 2021? Estes dois citados? Algum outro? Os colunistas do UOL Esporte opinaram sobre o tema. Confira as respostas:

Os reforços do Galo parecem mais promissores, mas só saberemos o retorno sobre investimento com a bola rolando. O time também botou muito dinheiro na temporada passada e teve resultados frustrantes. No São Paulo, o melhor reforço talvez tenha sido o de fora das quatro linhas, com Crespo. O que mais me surpreende é a injeção de grana neste momento de redução de receitas e cenário incerto pela pandemia. Não vejo como poderão manter suas finanças equilibradas com essa gastança. De todo modo, ainda acho que os elencos mais fortes para 2021, até pelo entrosamento, são os de Palmeiras e Flamengo.
ALICIA KLEIN

Palmeiras. Elenco já forte e vencedor, aposta nos talentos da base e busca por contratações pontuais. Quase sempre a melhor notícia é não ter notícias.
ANDRÉ ROCHA

O Atlético-MG é disparado o mais forte no mercado até agora, a começar por ter se "livrado" de Sampaoli e trazido um treinador que conhece muito bem a casa: Cuca. Já contratou Dodô, Nacho Fernández, Hulk e tenta ainda a chegada de um zagueiro e um atacante. Não menos importante, manteve a base da temporada passada.
BRUNO ANDRADE

Os dois times que se reforçaram melhor são Flamengo e Palmeiras. Campeões de 2020, eles ainda não perderam nenhum jogador e mantêm o mesmo trabalho da comissão. O Atlético-MG vem logo em seguida, mas ainda é uma incógnita diante das mudanças.
DANILO LAVIERI

O Corinthians. Ao dispensar boa parte das tranqueiras que comprou. Embora ainda falte muito para a limpeza ser completa.
JUCA KFOURI

Atlético-MG fez uma ótima janela. Nacho Fernández e Hulk são dois jogadores que devem colocar o time de Cuca junto com Flamengo e Palmeiras no pódio de melhores elencos do país neste momento. São Paulo ainda está um degrau abaixo.
MARCEL RIZZO

Galo ou São Paulo? Difícil comparar porque um tem muito dinheiro e o outro, poucos. O Galo pode trazer Nacho Fernandez e o São Paulo se arrasta por Benítez. Dentro de suas possibilidades, cada um faz o possível. Qual cartada chinesa - Hulk ou Miranda - dará certo?
MENON

Sem dúvida o Galo se reforçou melhor. O Cuca vem do embalo de um ótimo trabalho no Santos, principalmente por todas as dificuldades que enfrentou na Vila. Nacho Fernández foi o cérebro do bom River Plate de Marcelo Gallardo, aquele camisa 10 que todo time precisa. E estou curioso para ver Hulk jogando no time da Massa, acho que vai ornar muito bem!
MILTON NEVES

Muita água ainda vai rolar no mercado da bola. Por enquanto, vejo empate técnico entre Galo e São Paulo.
PERRONE

O Atlético-MG trouxe dois reforços de peso (Hulk e Ignácio Fernández), que chegam como titulares. E ainda fechou com o lateral esquerdo Dodô, bom reforço para a ausência de Arana. O São Paulo buscou duas boas opções (Orejuela e Bruno Rodrigues), que vão brigar por espaço entre os titulares. Já o experiente Miranda, que vai fazer 37 anos em setembro, disputou apenas 28 jogos nos últimos dois anos, acho uma incógnita.
RODOLFO RODRIGUES

Num comparativo entre os dois, sem dúvidas o Atlético Mineiro, que trouxe dois jogadores acima da média no futebol brasileiro e podem dar ao time aquilo que faltou em 2020: gols. Destacaria também o mercado do Ceará. Trouxe jogadores que elevaram o nível do elenco e se encaixam muito bem na forma de jogar de Guto Ferreira.
RODRIGO COUTINHO

Surpreendente esse apetite de São Paulo e Galo para gastar em um cenário de pandemia em que nenhum dos dois teve receita extra. Fora a presença de um mecenas no Galo, não tem lógica nenhuma sob o ponto de vista de gestão de clube, ainda mais no São Paulo que prometia contenção de gastos. A melhor contratação técnica é o Nacho Fernandez por enquanto. Mas os elencos ainda estão em formação e não dá para saber como ficarão no final.
RODRIGO MATTOS