Topo

Decreto proíbe Campeonato Cearense, mas permite jogos das Copas no estado

Fortaleza e Ceará durante partida pelo Brasileirão 2020 - Kely Pereira/AGIF
Fortaleza e Ceará durante partida pelo Brasileirão 2020 Imagem: Kely Pereira/AGIF

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió (AL)

12/03/2021 20h50

O governador Camilo Santana (PT), do Ceará, publicou na noite desta sexta-feira (12), uma nova extensão do decreto Nº 33.965 que estabelece novas medidas de isolamento social e suspende competições válidas pelo Campeonato Cearense. Antes vetado apenas na capital, Fortaleza, o novo decreto Nº 33.980 proíbe o torneio em todo o estado. No entanto, Copa do Nordeste e Copa do Brasil seguem com disputas normais e o gestor espera uma decisão da CBF para decidir sobre a suspensão destas competições.

De acordo com o anúncio feito pelo governador, ainda na noite de ontem (11), o novo decreto é uma extensão do antigo, publicado em 4 de março, que suspendeu o Campeonato Cearense na capital na sessão 1, parágrafo 1º, item III.

"Também são vedadas/interrompidos durante o isolamento social rígido: (...)
III - A prática de atividades físicas individuais ou coletivas em espaços público ou privados abertos ao público, salvo quanto aos jogos profissionais de campeonatos de futebol de âmbito regional e nacional, desde que fechados ao público e atendidos os protocolos sanitários previamente estabelecidos."

À imprensa, o governador explicou que competições nacionais e regionais seguem com realização permitida para não deixar os times cearenses em situação de isolamento frente às outras equipes que disputam esses torneios.

Pela competição regional, atuam Ceará e Fortaleza. Na competição nacional, Guarany de Sobral e Ferroviário são os representantes. A paralisação no Estadual acontece após a 1ª rodada da segunda fase, disputada na última quarta (8), já sem nenhuma partida na capital.

"Com relação aos jogos nacionais, essa decisão precisa ser tomada juntamente com a CBF. Acredito que vão suspender o campeonato nacional, por conta da crise que enfrentam todos os estados brasileiros", informou o governador à imprensa.

"Eu não posso tomar a decisão individual, que prejudica os times cearenses que estão no campeonato nacional. Então, nós estamos aguardando um diálogo com a CBF para tomar uma decisão em relação aos jogos nacionais", completou.

Santana justificou que a decisão do Comitê do Estado em estender o isolamento social rígido a todo o estado ocorre pelo fato de mais de 130 municípios cearenses estarem em alerta alto ou altíssimo do risco de contaminação pela covid-19.

A medida vale até o dia 21 de março e, durante o período, apenas atividades essenciais, como indústria, construção civil, supermercados e unidades de saúde, podem funcionar.