Topo

Governo do Piauí decide pela continuidade do futebol no estado

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), durante visita ao laboratório da União Química em Brasília - Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), durante visita ao laboratório da União Química em Brasília Imagem: Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo

Bruno Fernandes

Colaboração para o UOL, em Maceió (AL)

14/03/2021 04h00

O Governo do Piauí decidiu que segue permitida a realização de jogos organizados pela Federação de Futebol Piauiense (FFP) e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no estado. Os detalhes do novo decreto foram divulgados na noite de sábado (13) por meio de seu Instagram.

Apesar das partidas continuarem autorizadas, as restrições a outros setores ficarão em vigor até o dia 21 de março e foram definidas após uma reunião do governador com membros do Comitê de Operações Especiais (COE). O decreto ainda não foi publicado.

Atualmente, o Campeonato Piauiense, Copa do Nordeste e Copa do Brasil são disputados no estado. O 4 de Julho disputa o campeonato regional e o nacional, enquanto o Picos possui uma vaga apenas na Copa do Brasil.

"Após reunião com o COE Ampliado e a análise do cenário de aumento de casos e óbitos por covid-19 no Piauí, definimos pela adoção de novas medidas restritivas. É mais uma tentativa de reduzir a transmissibilidade em um momento que várias regiões de saúde estão com alta ocupação. Seguimos no esforço para ampliar leitos, mas a colaboração da população é fundamental", informou o governador ao anunciar a decisão.

A decisão de liberar a continuidade das competições acontece pouco tempo depois da capital Teresina atingir, em 9 de março, 100% de ocupação de leitos de UTI para covid-19. No mesmo dia, a cidade e chegou a ter seis pacientes na fila de espera por leitos.

Durante a semana, a FFP divulgou uma portaria com medidas ainda mais restritivas que deverão ser adotadas por clubes, dirigentes e imprensa no decorrer do Campeonato Piauiense, Copa do Nordeste e Copa do Brasil na tentativa de amenizar os riscos de propagação da doença

"O documento aumentou ainda mais rigor do protocolo sanitário do Estadual, e atualizou a diretriz técnica para a imprensa e a diretriz técnica Operacional da Série A. Além dessas medidas, também houve modificações na nossa tabela do estadual. Reduzimos o número de jogos previstos para março, evitando assim o deslocamento de clubes de uma cidade a outra", informou a entidade, por meio de nota.

Conforme o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) no final da tarde de ontem (13), o Piauí registrou 652 casos confirmados e 17 óbitos pela covid-19. Os casos confirmados no estado somam 185.844. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.623 e foram registrados em 214 municípios.