Topo

ABRACE se posiciona contra a paralisação do futebol: 'Decisões equivocadas'

Trofeu de vice-campeão e trofeu de campeão do Campeonato Paulista - Daniel Vorley/AGIF
Trofeu de vice-campeão e trofeu de campeão do Campeonato Paulista Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/03/2021 12h50

A Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos emitiu uma nota oficial contra a paralisação dos eventos esportivos. Contra a possibilidade, a mesma classificou a decisão como 'desnecessárias e equivocadas'.

"Entendemos como equivocadas e desnecessárias as decisões de suspender a realização de eventos esportivos, notadamente partidas de futebol, não havendo qualquer justificativa crível ou embasamento científico", dizia parte do comunicado.

No ponto de vista da associação, os cuidados estão sendo tomados pelas federações e não ter jogos seria algo totalmente prejudicial para os profissionais do esporte e até mesmo para a população, que está instruída para ficar em casa.

A medida que impede eventos esportivos foi proposta pelo Governo do Estado de São Paulo, que anunciou uma nova fase emergencial na tentativa de controle da pandemia de covid-19.

Confira a nota na integra:

"Entendemos como equivocadas e desnecessárias as decisões de suspender a realização de eventos esportivos, notadamente partidas de futebol, não havendo qualquer justificativa crível ou embasamento científico.

Essas competições vêm sendo realizadas sob os mais seguros protocolos de saúde, bem como servindo para manter ativos vários profissionais, além de ser fator estimulante para as pessoas ficarem em casa, com a opção de assistir a esses jogos pelos diversos meios de comunicação.

Ademais, todos esses jogos estão sendo realizados sem a presença de público, com número reduzido de profissionais da imprensa, não gerando qualquer aglomeração.

É evidente que os cronistas esportivos do Brasil estão cientes da grave crise sanitária existente, inclusive em suas atividades de comunicadores, estão tendo uma importante participação no alerta e orientação à população de todo o Brasil.

Sendo assim, a ABRACE reitera e apela às autoridades governamentais e desportivas do Brasil, que mantenham as competições que vêm sendo realizadas, todas de forma segura e com controles rígidos.

A paralisação do futebol ou de qualquer outro evento desportivo, em nada contribuirá para a redução de infectados da pandemia da Covid-19, bem como servirá para causar irreparáveis danos nas atividades profissionais da crônica esportiva de todo o Brasil, impulsionando, ainda mais, o desemprego na classe e gerando a falência de veículos de comunicação que empregam cronistas e outros profissionais, além da importância social na integração da prestação de serviços".