Topo

Governo de MG recua, mantém rodada do Mineiro e terá nova reunião com FMF

Mineirão é o principal estádio de Minas Gerais e recebe jogos tanto do Cruzeiro quanto do Atlético-MG no Mineiro 2021 - Pléiades, © Cnes, Distribuição Airbus DS
Mineirão é o principal estádio de Minas Gerais e recebe jogos tanto do Cruzeiro quanto do Atlético-MG no Mineiro 2021 Imagem: Pléiades, © Cnes, Distribuição Airbus DS

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

16/03/2021 16h04

O Governo de Minas Gerais, que anunciou hoje (16) onda roxa para todos os municípios do Estado — medidas mais restritivas de circulação de pessoas por causa da covid-19 —, recuou na decisão de paralisar o Campeonato Mineiro. Em reunião nesta tarde entre membros da Federação Mineira de Futebol (FMF) e representantes governamentais, ficou estabelecido que a quinta rodada do estadual será mantida para este fim de semana.

Apesar da decisão novas conversas acontecerão na próxima semana para definir o andamento das demais rodadas do torneio, que poderá seguir, mas com mudança nos horários das partidas conforme determinação por causa do toque de recolher nas cidades. As restrições pelo aumento significativo nos números da pandemia deverão ser mantidas por pelo menos 15 dias. Jogos de outras praças que aconteceriam em estádios mineiros foram de fato vetados.

Como o UOL Esporte já havia adiantado, a FMF tentaria blindar a disputa do Campeonato Mineiro com o apoio dos clubes. Os dirigentes da entidade que regula o futebol em Minas Gerais buscaram entendimentos com a ajuda dos presidentes das equipes participantes do estadual para que a competição fosse mantida.

"Para manter o alinhamento e seguir as orientações das autoridades de saúde de maneira criteriosa e rigorosa, como tem sido feito desde o retorno do futebol, deverá ser realizada nova reunião na próxima segunda, 22 de março, para que o Governo de MG atualize as orientações sobre o andamento do futebol no estado", diz nota publicada nesta tarde pela própria FMF.

A manutenção das partidas da quinta rodada não garantem, no entanto, que a competição seguirá mesmo que com mudanças. O governo ainda analisará com mais detalhes o assunto, até pelo posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES). "O Governo de Minas informa que eventos esportivos, ainda que sem público e com transmissão televisiva, serão suspensos no estado em razão da onda roxa a partir da próxima segunda-feira (22/3)", diz parte da nota oficial emitida pelo governo mineiro.

Pela manhã o representante da SES já havia se manifestado sobre os jogos em estádios de Minas Gerais.

"Nós realmente consideramos incoerente a manutenção de qualquer tipo de jogo. Iremos discutir com as federações para achar alguma conclusão sobre isso. O jogo não é só a estada do jogador em campo e os riscos sanitários para isso. Vamos avaliar ao longo do dia sobre isso", disse o secretário de saúde de Minas Gerais, Fábio Bacheretti, em entrevista na sede do governo mineiro, na manhã de hoje (16).

Nota do Governo de MG sobre eventos esportivos no estado

O Governo de Minas informa que eventos esportivos, ainda que sem público e com transmissão televisiva, serão suspensos no estado em razão da onda roxa a partir da próxima segunda-feira (22/3).

Os jogos do Campeonato Mineiro de Futebol e da Superliga de Vôlei programados até o próximo domingo (21/3) serão realizados respeitando protocolos de segurança no período diurno, em horários que permitam o deslocamento de profissionais antes das 20h, período em que se inicia a restrição de circulação de pessoas.

No caso da Superliga, foi permitida a participação de jogos com times de outros estados, já que as delegações já se encontram todas nos municípios onde os eventos serão realizados.

A definição ocorreu após reuniões com representantes da Federação Mineira de Futebol e da Federação Mineira de Voleibol.