Topo

Douglas Costa de volta ao Grêmio? Veja o que se sabe sobre a negociação

AFP PHOTO / BAYERN MUNICH / Alexander Hassenstein
Imagem: AFP PHOTO / BAYERN MUNICH / Alexander Hassenstein

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

17/03/2021 04h00

Douglas Costa está, de fato, na mira do Grêmio para a temporada 2021. Em busca de um nome de peso no mercado da bola, o clube gaúcho fez contato com o meia-atacante que atualmente está no Bayern de Munique para saber sobre as chances de volta ao Brasil e, digamos, para casa. O UOL Esporte reúne as informações divulgadas pelos dirigentes e apuradas nos bastidores sobre a chance de retorno do ex-jogador de Shakhtar Donetsk e Juventus.

Aos 30 anos, Douglas Costa está emprestado pela Juventus ao Bayern de Munique até junho. O contrato na Itália vai até 30 de junho de 2022.

Houve contato mesmo

"Está no campo da consulta, mas temos pessoas falando com o empresário dele", confirmou Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

A procura gremista ocorreu no final de fevereiro e início de março. O contato foi para saber se Douglas Costa tinha interesse em voltar ao Brasil e se era viável a negociação. O jogador afirmou, segundo relato de dirigentes gremistas, que sonha com o retorno e que poderia tentar liberação na Europa.

"Primeiro vamos tratar para ver se é possível fechar com o jogador e aí ver com os clubes", declarou Bolzan na mesma entrevista. "Alimento muito o sonho [como torcedor do Grêmio] porque ele se diz muito gremista. Mas eu sou o presidente do clube também e sei até onde a gente pode ir", completou.

Empréstimo ou compra

Pagar o valor de mercado de Douglas Costa é inviável para o Grêmio. Diante disto, o clube gaúcho estuda a possibilidade de tentar empréstimo ou assinar contrato definitivo após o jogador conseguir rescisão com a Juventus.

Como pagar Douglas Costa

O salário de Douglas Costa vai precisar mudar, se ele voltar ao Grêmio. Os vencimentos em Porto Alegre seriam os maiores do elenco comandado por Renato Portaluppi, com grande distância dos demais, mas ainda ficariam abaixo da metade do ordenado que consta nos contratos com Juventus e Bayern de Munique. Uma alternativa pensada pelos dirigentes do Grêmio para turbinar o salário é destinar percentual da venda de camisas do jogador.

Céticos dentro da Arena do Grêmio

A conversa entre Grêmio e Douglas Costa é tocada exclusivamente por Romildo Bolzan Jr., presidente do clube, e Carlos Amodeo, CEO gremista (que desde o fim da temporada passada acumula algumas funções de executivo de futebol). Entre outros dirigentes, há grande dose de ceticismo sobre a chance de acordo. O salário alto é o principal entrave na visão da ala mais reticente.

Quando Douglas Costa poderia chegar

A janela de transferências para contratações feitas no exterior está aberta no Brasil. Nas principais ligas da Europa, não. O período influencia como um quebra-cabeça. Os grandes times dificilmente vão topar liberar atletas agora por não ter a chance de repor a saída. No Brasil, o atual período de transferências fica aberto até 23 de maio. Na Europa, as temporadas se encerram no final de junho. Ou seja, vai ser preciso liberação antecipada.

O plano de Douglas Costa

O camisa 11 do Bayern de Munique não guarda segredo sobre a ideia que acalenta há anos. Douglas Costa disse, várias vezes, a amigos e pessoas próximas que sonha em voltar ao Grêmio ainda com alto rendimento. Motivo: conquistar títulos e ser protagonista.

Anos atrás, antes de viver entre Turim e Munique, o jogador chegou a estimar retorno ao Grêmio "lá pelos 30, 31 anos", justamente a idade atual. As declarações encorajaram os dirigentes a manter contato nas últimas semanas.

Cebolinha também foi tentado

A coluna De Primeira, na edição de terça-feira (16), mostrou que o Grêmio consultou Everton Cebolinha sobre a possibilidade de voltar ao Brasil agora. Com o Benfica em baixa, o jogador foi sondado sobre empréstimo, mas as chances foram descartadas de cara.

O contato com Cebolinha e a investida por Douglas Costa indicam que o Grêmio procura um nome de peso no mercado da bola. Renato Gaúcho e os dirigentes planejam até quatro reforços para a nova temporada: goleiro, volante, meia e atacante.