Querido no Santos e filho de ídolo: quem é o técnico efetivado no Athletico
Resumo da notícia
- António Oliveira assumiu o comando do time principal do Athletico Paranaense
- Novo técnico do Furacão foi auxiliar de Jesualdo Ferreira na passagem pelo Santos
- Clube do litoral tentou a permanência de António no sub-23, mas não conseguiu
- António Oliveira é filho de Toni, um dos grandes ídolos do Benfica, de Portugal
No último fim de semana, o Athletico-PR anunciou o português António Oliveira como novo técnico do grupo principal. Ele assume a posição deixada por Paulo Autuori, que deixou da função para trabalhar exclusivamente como head coach do Furacão.
O nome António Oliveira talvez não soe desconhecido para torcedores de dois clubes brasileiros: o Athletico, uma vez que o português foi auxiliar de Autuori e técnico do time de aspirantes do próprio clube, e o Santos, onde trabalhou como auxiliar do também português Jesualdo Ferreira e ainda comandou o sub-23. Foram 15 jogos no Paulistão 2020 até a demissão do treinador.
António Oliveira acabou deixando a Vila Belmiro, mas a ideia do clube era tê-lo mantido na função de técnico do time sub-23. Porém, a maneira como Jesualdo Ferreira teve seu trabalho encerrado fez com que a relação da comissão com a diretoria se desgastasse e tornasse a permanência de António inviável, apesar do desejo do clube e dos próprios jogadores da base.
Depois de deixar o Santos, António Oliveira ficou alguns meses parado até ser anunciado como auxiliar da comissão técnica do Athletico Paranaense, em outubro de 2020. Seguindo a metodologia adotada por Autuori dentro do clube rubro-negro, António ganhou a liberdade de comandar treinos e chegou até a orientar o time na beira do gramado.
Em seguida, António recebeu a oportunidade de comandar o time de aspirantes do Athletico, que já há alguns anos disputa o Campeonato Paranaense. Por causa dos jogos adiados pela pandemia, porém, atuou apenas em uma partida oficial —na derrota por 1 a 0 para o Cianorte.
Mais um técnico estrangeiro na elite do futebol brasileiro, António Oliveira terá pela frente três competições em disputa: o Estadual, a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana. O time de aspirantes, por sua vez, terá Bruno Lazaroni, ex-Botafogo, como treinador.
Filho de ídolo do Benfica e parceria com o pai
Mas para a maioria dos torcedores brasileiros que acompanham futebol, António Oliveira ainda não é um nome dos mais conhecidos. O mesmo não acontece em Portugal, onde ele já atuou como jogador pelo Benfica e, no próprio clube, fez um estágio no time sub-17.
Porém, é do pai de António Oliveira, mais conhecido como Toni, de quem os torcedores do Benfica se lembram mais. Ídolo dos Encarnados, ele defendeu o clube entre 1968 e 1981 e conquistou 13 títulos, sendo oito deles do Campeonato Português.
A relação com o pai no futebol não para por aí. Eles chegaram a trabalhar juntos, justamente no primeiro emprego de António Oliveira após pendurar as chuteiras, aos 29 anos; foi auxiliar de Toni no Tractor (Irã), entre 2012 e 2016.
Além do Tractor, António Oliveira realizou outro trabalho junto do pai: no Kazma, do Kuwait, António Oliveira assumiu como técnico pela primeira vez, e o pai passou para a função de manager.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.