Cruzeiro contrata ex-coordenador do Vasco para cargo estratégico no clube
O Cruzeiro contratou mais um profissional para assumir cargo estratégico no clube. Dessa vez o escolhido foi Próspero Paoli, que atuará como gestor metodológico do Cruzeiro. O profissional estava no Vasco da Gama antes de acertar com o clube mineiro.
De acordo com nota oficial emitida pela Raposa, o trabalho de Paoli será fundamentado no desenvolvimento técnico e metodológico dos atletas, com papel importante nos processos de transição dos jogadores da base para a equipe principal. Próspero vai trabalhar em conjunto com o departamento de futebol e por isso suas atividades também contarão com o auxílio de André Mazzuco [diretor de futebol], Deivid [diretor técnico], além dos gestores da base, como, por exemplo, o diretor Gustavo Ferreira, o gerente Luiz Kriwat e o coordenador de transição, o ex-zagueiro Célio Lúcio.
"No futebol europeu já existe essa figura do gestor metodológico há mais tempo. No futebol brasileiro, hoje, principalmente na base, tem tido uma preocupação muito forte no que se refere a essa questão, do clube ter diretrizes metodológicas, ter um manual, uma matriz curricular que possa orientar o trabalho de formação. Quando nos referimos a formação, principalmente em termos de base, é um trabalho de médio, longo prazo e que requer evidentemente que a gente respeite as etapas, as especificidades de crescimento, de desenvolvimento e de processos de maturação e principalmente de conteúdos, que são específicos para cada faixa etária", explicou Próspero Paoli ao site oficial do Cruzeiro.
O novo profissional que chega à Toca da Raposa tem formação em educação física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), é mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor na Gama Filho, no Rio de Janeiro. Durante 35 anos ele também foi professor de futebol na Universidade Federal de Viçosa.
Paoli tem também outras atribuições no currículo, como a de instrutor dos cursos de qualificação de treinadores da Conmebol e da CBF, além de ter participado como coautor do manual de orientação do futebol Sul-americano para a Conmebol, publicado em dezembro de 2020. Ele também está participando da elaboração do caderno de diretrizes metodológicas da CBF para o futebol brasileiro. Nos últimos três anos desenvolveu essa função metodológica no Vasco da Gama.
"Primeiro é agradecer a instituição Cruzeiro, um clube gigante e respeitado no mundo todo. Trabalhar no Cruzeiro é a realização de um sonho, sou mineiro. Sou de Amparo da Serra, Ponte Nova", comentou.
"O Cruzeiro é um clube que tem um DNA vencedor e formador. Estudo futebol e estou no meio há mais de 35 anos. A gente sabe da história do Cruzeiro e principalmente esse perfil de formar jogadores. Então estar aqui é motivo de muita alegria, de muita satisfação. Quero agradecer ao Cruzeiro, ao presidente Sérgio Santos Rodrigues e ao André Mazzuco, que me fez o convite", disse.
Experiente e rodado no mundo do futebol, Próspero Paoli espera agregar valor com sua função no Cruzeiro.
"O projeto é muito interessante, evidentemente que nós não vamos começar do zero, o Clube já tem um trabalho muito bem feito, iniciado com o Gustavo (Ferreira, diretor executivo das categorias de base), assim como o Mauro (Coordenador Técnico) e toda a equipe, que vêm realizando um trabalho muito bom de desenvolvimento sistêmico. Então, na verdade, o objetivo é darmos continuidade, potencializar os processos, e também a partir das nossas experiências, estarmos juntos para cada vez mais melhorarmos", revelou.
Outros tópicos da entrevista
Trabalho metodológico
"O trabalho vai muito em cima dessa situação, de nós termos realmente uma proposta de formar e de jogar, como já vem sendo desenvolvida no Cruzeiro. Uma matriz curricular, um currículo de formação, um modelo de jogar e de formar, condizente com a história do Cruzeiro, porque nós temos que respeitar, principalmente a cultura do clube. É um dos principais clubes, não só do nosso país, mas do mundo, em termos de formação de atletas. O objetivo é potencializar esse direcionamento, desde as idades iniciais até atingir a ponta do processo, que é o momento de fazer a transição para o profissional", complementou.
Transição base/profissional
"É bom que o Cruzeiro tenha hoje o Felipe Conceição como treinador, o Fabrício Vasconcelos, que é o auxiliar dele, eles conhecem isso, sabem da importância de um processo verticalizado, para que o atleta realmente possa chegar no profissional o mais pronto possível. O resultado no futebol de base é qualificarmos e formarmos atletas em plenas condições para serem inseridos ao profissional, e que possam dar os retornos técnicos e financeiros ao Clube. Claro que ganhar faz parte do processo e quando você tem um processo bem feito e qualificado, o ganhar é automático", concluiu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.