Topo

São Paulo

Com oito títulos na base, técnico diz que São Paulo o demitiu "sem motivo"

Eder Traskini e Thiago Fernandes

Do UOL, em Santos e São Paulo

22/03/2021 04h00

Demitido há pouco mais de um mês, Orlando Ribeiro, ex-técnico do sub-20 do São Paulo, afirmou que não entendeu porque deixou o Tricolor. Ele afirma que o clube só lhe disse que sua saída fazia parte de um processo de reestruturação nas categorias de base.

"O que me explicaram foi que a diretoria quer fazer uma mudança na direção da categoria sub-20. Foi isso que o Biasotto [executivo da base] me passou. Não tinha nenhum outro motivo. Perguntei se causei algum problema, se tinha feito algo errado ou falado algo errado, e ele falou que não. Apenas queriam mudar", contou, em entrevista ao UOL Esporte.

Ribeiro estava no São Paulo há 11 anos. Começou como estagiário em 2010 e passou pelas funções de avaliador desde a categoria sub-12 até chegar ao posto de técnico do sub-20. Ao longo da trajetória, foram oito títulos conquistados.

"Os títulos são importantes, tivemos oito títulos, mas o mais importante é ver um menino entrando no jogo do profissional. É nosso título maior da base. Hoje temos 14 garotos no profissional", afirmou.

Após a longa experiência no São Paulo, Orlando Ribeiro agora quer seguir os exemplo "de seus garotos" e fazer a transição: deixar a base e comandar o profissional de uma equipe.

"Não posso falar que não trabalho mais na base, mas a ideia inicial é profissional. Assim como acontece com os jogadores, é a transição, eles participaram também da minha formação como técnico. O momento agora é de esperar alguma oportunidade no profissional para que eu possa efetuar essa transição. Para mim, a ideia é o profissional", definiu.

O São Paulo está perto de anunciar o ex-jogador Alex como técnico do sub-20. Será o primeiro trabalho da carreira do ex-meia que fez história em Palmeiras e Cruzeiro. Procurado para falar sobre a saída de Orlando, o clube não se manifestou até o fechamento da matéria.

São Paulo