15.500 km de caos: futebol sofre com remarcações e Covid-19, mas não para
Mais de 15.500 kms terão que ser rodados pelos mandantes, mas o futebol não vai parar. As constantes remarcações de jogos da Federação Paulista de Futebol (FPF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no intuito de driblar os decretos estaduais de restrição de partidas vem adicionando ainda mais caos para o já conturbado cenário pandêmico brasileiro.
Diversos duelos foram agendados para três sedes diferentes antes de serem confirmados, tanto pelo Paulistão quanto pela Copa do Brasil. Como efeito de tamanha confusão, os atletas do São Bento, clube de Sorocaba-SP, tiveram que sair de dentro do ônibus que já partia rumo ao local do próximo duelo. No Marília, equipe do interior paulista, pior: um surto de Covid-19 após 40 horas de ônibus.
Foi a esse custo que as entidades que comandam Paulistão e Copa do Brasil conseguiram, após idas e vindas, deslocar 11 jogos e evitar que o futebol fosse paralisado — como decretaram os governos de diversos estados brasileiros.
Veja caso a caso e quantos km os mandantes tiveram ou terão que rodar para cumprir o que mandam as federações:
Marília x Criciúma
De Marília para Varginha (MG) para Cariacica (ES). O duelo que terminou em 0 a 0 e classificou o Criciúma para a próxima fase da Copa do Brasil ocorreu mais de 1.300 km de onde estava inicialmente marcado: a cidade de Marília. O grande problema foi que ambos os times já tinham desembarcado em Varginha quando um decreto proibiu o duelo na cidade mineira.
Cariacica, a alternativa encontrada, fica a cerca de 800 km, o que fez com que o Marília, sem condições de arcar com avião, viajasse por 40 horas entre ida e volta para estrear na competição nacional. Além de ser eliminado com o empate, a equipe do interior paulista ainda viu um surto de Covid-19 afetar seu elenco com 15 casos, sendo dez jogadores.
Mirassol x Red Bull Bragantino
Logo após o jogo entre MAC x Criciúma, Mirassol e Red Bull Bragantino entravam em campo no mesmo estádio, também pela primeira fase da Copa do Brasil. O duelo no Kleber Andrade, em Cariacica (ES) a mais de 1.200 km de Mirassol, terminou com vitória do Red Bull por 3 a 2 e classificação da equipe de Bragança.
Mirassol x Corinthians
Cinco dias depois do jogo da Copa do Brasil longe de casa, o Mirassol precisou andar cerca 740 km para jogar outra partida que estava marcada para seu estádio. Na noite de ontem (23), o clube do interior enfrentou o Corinthians em Volta Redonda (RJ).
São Bento x Palmeiras
Um dos casos mais confusos, São Bento e Palmeiras tiveram a partida transferida para Belo Horizonte (MG), a quase 700 km, mas viram o jogo mudar novamente após decreto estadual proibir jogos de clubes de outros estados em território mineiro. Ao contrário do que aconteceu com Marília e Criciúma, as equipes ainda não tinha viajado. A partida foi cancelada e remarcada para Volta Redonda, a 400 km de Sorocaba. A princípio, o duelo ocorreria ontem (23), mas a mudança em cima da hora fez o Palmeiras se recusar a viajar de imediato. A partida, então, foi adiada para hoje (24), às 22h.
Ponte Preta x Santos
A partida que estava marcada para Campinas (SP) foi transferida a princípio para Volta Redonda (RJ), a quase 400 km da cidade onde a Ponte Preta fica sediada. A mudança não consta no sistema da FPF, portanto não foi oficial, mas o Santos recebeu a confirmação da entidade paulista. No entanto, o duelo voltou a mudar para a capital do Rio de Janeiro e ocorreria em São Januário, estádio do Vasco, cerca de 100 km de Volta Redonda. A partida estava marcada para amanhã (25), mas um decreto municipal proibiu partidas de futebol na capital carioca. O jogo, então, está sem sede definida.
Porto Velho (RO) x Ferroviário (CE)
Outro duelo que foi afetado pelo decreto da Prefeitura do Rio de Janeiro. O jogo da primeira fase da Copa do Brasil estava marcado para amanhã (25), em São Januário, a cerca de 3.400 km de Porto Velho (RO). Antes disso, o jogo havia sido transferido para Goiânia (GO), a 2.400 km do local onde originalmente aconteceria. Ainda não há uma definição.
Corinthians x Retrô (PE)
No único jogo da segunda fase da Copa do Brasil já calendarizado, o Corinthians "recebe" o Retrô (PE), nesta sexta-feira (26), às 21h30, em Saquarema (RJ), a 550 km da Neo Química Arena. O jogo chegou a ser agendado para Volta Redonda, a 330 km de São Paulo, mas o local foi novamente alterado ontem (23).
Outros quatro da 1ª fase da Copa do Brasil foram transferidos
O Palmas (TO) receberia o Avaí (SC) na capital do Tocantins, mas por determinação do governo não pôde manter o jogo em seu estádio. A primeira mudança foi para Belo Horizonte (MG), a 1.500 km, mas esbarrou no decreto estadual. A nova transferência se deu para Cascavel (PR), a cerca de 2.150 km de Palmas (TO). O duelo deve ocorrer amanhã (25), às 15h30.
O Jaraguá (GO) enfrentaria o Manaus (AM) em sua cidade, mas também viu sua partida ser transferida duas vezes: primeiro para Volta Redonda (RJ), a 1.250 km, e depois para Nova Iguaçu (RJ), a cerca de 1.350 km. O jogo está marcado para sexta-feira (26), às 15h30.
O Ypiranga (AP) receberia o Santa Cruz (PE) em Macapá. O jogo, no entanto, foi duas vezes transferido: primeiro para Goiânia, a quase 1.900 km, e depois para Mesquita (RJ), a 2.650 km. O duelo também deve ocorrer nesta sexta-feira (26), às 15h30.
O Goianesia (GO) seria o mandante em sua cidade contra o CRB (AL), mas viu o jogo ser transferido para Mesquita (RJ), a 1.350 km. A partida está marcada para sábado (27), às 15h30.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.