Topo

Boavista de Jesualdo, ex-Santos, é vice-lanterna e pode cair no Português

Jesualdo Ferreira foi anunciado pelo Boavista em dezembro de 2020 - Divulgação
Jesualdo Ferreira foi anunciado pelo Boavista em dezembro de 2020 Imagem: Divulgação

Do UOL, em Santos (SP)

24/03/2021 04h00

A volta do experiente técnico Jesualdo Ferreira a Portugal não vem sendo nada triunfal. Após a curta passagem pelo Brasil, onde treinou o Santos, o treinador de 74 anos assumiu o Boavista (POR) e é atualmente o vice-lanterna da Liga NOS, o Campeonato Português, restando dez rodadas para o término da competição — o clube está na zona de rebaixamento.

Aos 74 anos, Jesualdo completou no último fim de semana 15 jogos no comando do Boavista: foram três vitórias, quatro empates e oito derrotas. O português dirigiu o Peixe pelo mesmo número de partidas e teve retrospecto melhor: seis vitórias, quatro empates e cinco derrotas.

A demissão do Alvinegro praiano veio semanas após a eliminação nas quartas de final do Campeonato Paulista e se deu de forma confusa, com a decisão se arrastando por dias. A saída acarretou no pedido de demissão de William Thomas, superintendente de futebol e responsável pela contratação do treinador à época.

O técnico foi tricampeão português entre 2007 e 2009 com o Porto e é conhecido no país como "O Professor", por ter dado aulas a vários nomes da nova geração portuguesa de técnicos em uma especialização em futebol de um instituto de Lisboa.

Jesus também não vai bem

Aclamado por sua passagem vitoriosa pelo Flamengo, onde conquistou Brasileirão, Libertadores, Supercopa do Brasil e Carioca, o técnico Jorge Jesus não consegue repetir o sucesso no comando do Benfica.

O português de 66 anos foi eliminado da Liga dos Campeões na fase preliminar pelo PAOK (GRE), ainda sob comando de Abel Ferreira — atualmente no Palmeiras. Na Liga Europa, acabou eliminado pelo Arsenal (ING) na fase que antecede as oitavas de final.

Nas competições nacionais, o Benfica de Jesus também não obteve sucesso: perdeu a Supertaça para o Porto, caiu na semifinal da Taça da Liga para o Braga e está 13 pontos atrás do líder Sporting na Liga NOS, restando dez rodadas para o fim do torneio. A última chance de erguer um troféu deve ser na Taça de Portugal, onde terá pela frente o Braga na final.