6 times teriam descumprido regra de limite de técnicos no Brasileiro 2020
O Campeonato Brasileiro terá uma nova regra em 2021: a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou ontem (24) que os clubes terão limites de trocas de técnicos durante a competição. Caso o regulamente estivesse em vigência na temporada passada, seis dos 20 times teriam descumprido a determinação.
A instrução da CBF determina que os clubes só poderão contratar apenas uma vez um novo técnico após a demissão ou saída do anterior. Em caso de nova demissão, o time deverá ser comandado por um interino que já faça parte do clube — técnico das categorias de base ou auxiliar técnico, por exemplo. Na edição passada, 27 técnicos saíram de suas respectivas equipes no meio da competição, seja por demissão ou saída voluntária.
Se a mudança já valesse para o Brasileirão de 2020, Athletico-PR, Coritiba, Goiás, Vasco, Botafogo e Fortaleza teriam infringido a regra. Isso porque os seis clubes contrataram um terceiro técnico após demitir o segundo. Veja a lista completa de técnicos demitidos abaixo.
Vale destacar que o Bahia também contou com três técnicos à frente da equipe durante a competição. No entanto, Dado Cavalcanti, o terceiro deles, já atuava como coordenador das categorias de base do clube anteriormente e, por isso, estaria apto para exercer a função de treinador.
No Brasileirão 2020, somente quatro técnicos não foram demitidos no meio do percurso: Cuca (Santos), Jorge Sampaoli (Atlético-MG), Guto Ferreira (Ceará) e Renato Gaúcho (Grêmio) — este último, inclusive, é o treinador mais longevo do país e está no cargo desde setembro de 2016.
Na última quarta-feira, a CBF divulgou também a tabela do Campeonato Brasileiro de 2021. A disputa está prevista para começar em 29 de maio e os confrontos da primeira rodada já estão definidos. Atual bicampeão brasileiro, o Flamengo faz sua estreia contra o Palmeiras em um confronto dos dois times que levaram as últimas três edições do torneio e que decidem a Supercopa do Brasil 2021.
Veja todos os técnicos que deixaram os clubes no Brasileirão 2020
Athletico-PR
- Dorival Jr
- Eduardo Barros
Coritiba
- Eduardo Barroca
- Jorginho
- Rodrigo Santana
Sport
- Daniel Paulista
Goiás
- Ney Franco
- Thiago Larghi
- Enderson Moreira
Red Bull Bragantino
- Felipe Conceição
Bahia
- Roger Machado
- Mano Menezes
Corinthians
- Tiago Nunes
Vasco
- Ramon Menezes
- Ricardo Sá Pinto
Botafogo
- Paulo Autuori
- Bruno Lazaroni
- Ramón Diaz (nem sequer estreou)
- Eduardo Barroca
Atlético-GO
- Vagner Mancini (pediu pra sair)
Palmeiras
- Vanderlei Luxemburgo
Internacional
- Eduardo Coudet (pediu pra sair)
Flamengo
- Domènec Torrent
Fortaleza
- Rogério Ceni (pediu pra sair)
- Marcelo Chamusca
Fluminense
- Odair Hellmann (pediu pra sair)
São Paulo
- Fernando Diniz
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.