Topo

Inter se acerta com Taison e manda carta ao Shakhtar pedindo liberação

Ricardo Duarte/Inter
Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Jeremias Wernek, Marinho Saldanha e Bruno Andrade

Do UOL, em Porto Alegre e Lisboa (POR)

26/03/2021 16h26

A volta de Taison ao estádio Beira-Rio está cada vez mais próxima. Hoje (26), um dos empresários do atacante declarou ao portal GaúchaZH que já houve assinatura de pré-contrato para retorno por dois anos. O Internacional nega o acordo, mas nos bastidores já existe acerto salarial. O UOL Esporte apurou que o clube gaúcho enviou carta ao Shakhtar Donetsk pedindo a liberação antecipada do jogador.

O documento foi enviado na segunda-feira (22) e abriu, oficialmente, as conversas entre Inter e Shakhtar. Taison tem contrato até o final de junho e a meta colorada é conseguir o aval para o jogador voltar ao Brasil ainda em abril.

"Já tá certo, ele vem. Já assinou pré-contrato. Contrato de dois anos inicialmente, até metade de 2023. Só que o Inter tá negociando com o Shakhtar para ver se ele consegue vir antes", disse Alcyone Dornelles, um dos agentes de Taison.

O Inter nega que tenha assinado contrato com Taison, por mais que a legislação da Fifa permita. O clube entende que ao confirmar o acordo, dificultará acerto com o Shakhtar.

Na Ucrânia, a ideia do Shakhtar é manter Taison no clube até o fim do vínculo. Mesmo que o jogador esteja afastado do grupo principal, desde recente discussão com a comissão técnica.

O UOL Esporte mostrou que o clube ucraniano tem interesse em Vinicius Tobias, lateral formado na base do Internacional. A preferência de compra do jovem de 17 anos pode ser usada nas tratativas para liberação antecipada de Taison.

Aos 33 anos, Taison está no futebol ucraniano desde 2010. Um dos destaques na conquista da Copa Libertadores pelo Inter, ele foi negociado com o Metalist. Depois, assinou com o Shakhtar Donetsk. Em pelo menos duas temporadas, o jogador recebeu ofertas da Itália e Espanha e não foi liberado pelos dirigentes ucranianos.