Topo

Corinthians

Presidente diz que Retrô irá surpreender Corinthians e crava vitória: 2 a 1

Fundado em 2016, Retrô participa pela primeira vez da Copa do Brasil e quer surpreender diante do Corinthians - Divulgação/Retrô FC
Fundado em 2016, Retrô participa pela primeira vez da Copa do Brasil e quer surpreender diante do Corinthians Imagem: Divulgação/Retrô FC

Thiago Tassi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/03/2021 04h00

Fundado em 2016 e ainda sem expressão no futebol nacional, o Retrô FC fez história ao vencer e se classificar à segunda fase da Copa do Brasil. O 1 a 0 diante do Brusque-SC foi o primeiro passo do audacioso plano do clube-empresa localizado em Camaragibe, no grande Recife (PE). O próximo objetivo é vencer nada mais, nada menos que o Corinthians. A partida pela competição mata-mata será hoje, em Saquarema (RJ), às 21h30 (de Brasília).

Dono de uma estrutura incomum para uma equipe de apenas cinco anos, o time pernambucano quer surpreender o gigante paulista. O presidente Laércio Guerra promete o mesmo futebol ofensivo que levou o Retrô à Série D do Brasileirão e à Copa do Brasil de 2021, e até arrisca um placar: 2 a 1 para os visitantes.

"Não se surpreenda, não. Nós vamos tirar o Corinthians. Se perder, a gente vai fazer um grande jogo. E terão algumas surpresas. Surpresa de escalação, de método de jogo, a gente quer surpreender os caras", afirmou o presidente do Retrô, em entrevista ao UOL Esporte.

"Vai ser 2 a 1 para gente, escreva o que estou dizendo. Amanhã [hoje], às 23h30, estaremos falando da classificação do Retrô", cravou o presidente do desafiante da noite.

Equipado com um CT de 15 hectares com capacidade para dez campos em um bairro nobre de Camaragibe (PE), o Retrô funciona como clube-empresa e é mantido pelo Centro Universitário Brasileiro (Unibra), também empreendimento de Laércio Guerra. O clube, que inicialmente surgiu como projeto social, virou profissional e hoje tem uma estrutura de dar inveja até aos clubes grandes de Pernambuco.

Dentre as metas e projeções, o Retrô prega um DNA ofensivo do profissional aos garotos da base, que começam aos sete anos no futsal. Laércio diz que prefere perder atacando do que vencer se defendendo, e quer mostrar hoje, diante da exposição que é enfrentar o Corinthians, a "cara" de seu time.

"Mais importante do que passar, é a gente tentar fazer, contra o Corinthians, que é um grande clube, o que a gente entende de futebol. O exercício não é apenas ganhar ou perder, é mostrar para o Brasil que o Retrô é um clube novo, que tem uma metodologia de jogo ofensivo e que gosta de jogar futebol assim. Pode ser que a gente leve uma goleada, ou faça um, dois jogos. É um jogo que acho que terá muita surpresa, porque, nenhum clube do tamanho do Retrô, que é pequeno, vai ter a audácia de jogar um jogo como faremos."

Ele, no entanto, lamenta o fato de o jogo não ser na Neo Química Arena, na capital paulista. O confronto será no Rio de Janeiro porque o governo do Estado de São Paulo, tentando conter o avanço do coronavírus, proibiu a realização de jogos de futebol no momento.

"O jogo lá, sem torcida, seria uma motivação melhor. Sendo em Saquarema, não faz muita diferença. Imagina ganhar do Corinthians na Arena? Tem um peso grande. Se a gente ganhar amanhã [hoje], foi porque foi em Saquarema (risos)."

Presidente conhece fama e promete bônus

Criar uma base forte é um dos principais objetivos do Retrô, que cada vez mais vende atletas a times grandes para gerar receita. Um destes parceiros é justamente o Corinthians, primeiro clube de expressão a visitar o projeto no grande Recife. Até por isso, Laércio Guerra não esconde a ansiedade para a primeira partida do clube contra um grande do futebol brasileiro.

De todo modo, ele já conheceu o 'poder' do adversário Corinthians e a fama: o telefone não parou ao longo da semana, às vésperas do duelo pela Copa do Brasil. "Estou parecendo o Mick Jagger [vocalista da banda Rolling Stones]", brincou. "Desde ontem, não para de tocar [meu telefone], pessoal ligando, é o 'efeito Corinthians'. Não é pouca coisa, não", acrescentou.

Para motivar ainda mais o time contra o Corinthians, na noite de hoje, Laércio Guerra prometeu bônus dobrado aos jogadores em caso de classificação para a terceira fase do mata-mata da competição nacional.

Corinthians