Topo

Fluminense

Roger lamenta primeira derrota e vê erros no Flu: "Ficam muitas lições"

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/03/2021 19h42

Até então com 100% de aproveitamento à frente do Fluminense, Roger Machado sofreu sua primeira derrota. O Tricolor até jogou bem, mas perdeu para o Volta Redonda, por 3 a 2, no Campeonato Carioca, em jogo que deixa "muitas lições" para a temporada.

"Foi o primeiro jogo que coloquei o time que terminou o Brasileiro do ano passado. De fato, foi um primeiro tempo ruim. A gente demorou a entrar no jogo e a entender o sistema de jogo do adversário, como se portar para marcar e organizar. Estávamos afundando muito os jogadores e deixando poucos perto da bola para construir. Isso custou o placar. Com ajustes no intervalo, voltamos melhor, empatamos, tivemos uma bola importante no fim nos pés do Gabriel [Teixeira], que não finalizou bem. E tomamos um gol de contra-ataque, bola disputada pelo alto, pegou nosso setor defensivo desguarnecido. Ficam muitas lições, os três pontos importantes que deixamos, mas é levantar a cabeça porque logo tem jogo novamente", opinou o treinador.

Apesar disso e do pouco ritmo, Roger evitou culpar alguma falta de entrosamento, chamando para si a responsabilidade dos erros e do resultado.

"É a primeira vez que o time que finalizou o Campeonato Brasileiro da última temporada está jogando junto novamente. Então, a falta de entrosamento não há em função de que esses jogadores todos estavam atuando juntos. Na minha opinião, não conseguimos solucionar os problemas que a partida nos apresentou. Claro que sendo o primeiro jogo de muitos jogadores no ano isso também tem um peso importante nessa retomada para colocar todos os jogadores em ritmo de competição", declarou.

Depois de sofrer gols de contra-ataque do Volta Redonda, o técnico foi questionado se isso não seria um problema da equipe a ser corrigido. O treinador não negou, mas contextualizou dentro do momento do jogo o motivo de abrir espaços ao adversário.

"O fato de termos sofrido defensivamente, nos contra-ataques, foi pela forma como atacamos. Atacamos com um número de jogadores alto, o que nos proporcionou criar oportunidades de gols. Mas acabamos, desta mesma forma, não tomando os cuidados defensivos como a proteção do cinturão de defesa para os contra-ataques, expondo muito o nosso campo a jogadas de velocidade do adversário. Então uma coisa esteve ligada a outra. Assim como defender bem está ligado ao ataque muitas vezes, atacar bem está ligado à defesa", disse.

Ainda assim, Roger Machado preferiu também extrair boas coisas da atuação do Fluminense apesar do resultado adverso.

"O que precisamos salientar é a entrega na hora de voltar para o jogo. Entender que o nível de competição precisa ser aumentando gradativamente, porque o campeonato regional é duro. Para enfrentar também intercontinental como é a Libertadores. Times que vão ter a competitividade alta. Temos que saber estar preparados para isto", destacou.

Confira as respostas de Roger Machado após o jogo:

Fluminense