Topo

Fifa pode eliminar Guiné Equatorial da Copa Africana por falta de pagamento

Troféu da Copa Africana de Nações - Fared Kotb/Anadolu Agency via Getty Images
Troféu da Copa Africana de Nações Imagem: Fared Kotb/Anadolu Agency via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/03/2021 17h23

As seleções da Guiné Equatorial podem ser impedidas de disputar a Copa das Nações Africanas, que acontecerá em Camarões, pela Fifa por quebrar o contrato com dois treinadores e não efetuar os pagamentos.

"Espero que essa situação acabe logo, já que estamos tentando há muito tempo, mas a Diretoria Executiva da Federação Guineense Equatorial ainda não fez nada para resolver a questão", disse Miguel Ángel Pozanco, que foi técnico da seleção feminina do país. Além dele, o outro comandante prejudicado foi Esteban Becker, da equipe masculina.

Após a falta de pagamento, os técnicos denunciaram e a FIFA foi o primeiro órgão que determinou que os contratos dos treinadores fossem pagos integralmente. Com isso, a Federação Guineense recorreu ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte), mas perdeu o referido recurso.

Se a instituição da Guiné Equatorial não cumprir com a determinação, as sanções poderão ser mais severas, incluindo a expulsão das equipes em torneios da Fifa. Portanto, a participação na Copa das Nações Africana ainda não está definida.