Topo

São Paulo

SPFC torce por pequeno do Uruguai para ser cabeça de chave na Libertadores

São Paulo de Crespo poderá ser cabeça de chave ou cair para o pote 2 dependendo de resultado de final uruguaia - Divulgação/SPFC
São Paulo de Crespo poderá ser cabeça de chave ou cair para o pote 2 dependendo de resultado de final uruguaia Imagem: Divulgação/SPFC

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/03/2021 04h00

A Libertadores ainda nem começou, mas o torcedor do São Paulo já tem motivos para ligar a televisão e torcer. É que o time poderá ser cabeça de chave da competição —sorteio será no dia 9 de abril. Para isso, no entanto, os brasileiros terão que torcer a favor do Rentistas.

O pequeno time uruguaio faturou o Apertura e encara o Liverpool, campeão do Clausura, para saber quem pegará na grande decisão o Nacional —time com a melhor campanha geral, na final do Campeonato Uruguaio e já classificado para a Libertadores.

Em caso de vitória, o Rentistas disputará a final com o Nacional e também estará classificado para a maior competição da América do Sul. Por estar posicionado atrás do São Paulo no ranking da Conmebol, os uruguaios deixariam os brasileiros no pote 1.

Por outro lado, o Liverpool não terá vaga na fase de grupos caso vença o jogo e se classifique para a final do Campeonato Uruguaio. Isso porque a equipe chegou a um acordo em fevereiro com a federação do país e já jogou a pré-Libertadores antes mesmo do fim da competição nacional devido a uma grande confusão.

Por causa da covid-19, o 'Uruguaião' sofreu um atraso e só está sendo finalizado nesta semana. A Conmebol, no entanto, precisava de uma definição de qual clube seria o representante do país nas primeiras fases da Libertadores em fevereiro.

A federação local, então, entrou em contato com os clubes que tinham possibilidades de classificação e quatro deles (Nacional, Montevideo City Torque, Peñarol e Rentistas), os mais bem colocados, se recusaram a entrar na fase preliminar. Em quinto, o Liverpool aceitou a missão, mas foi eliminado pela Universidad de Quito, do Equador, logo no primeiro duelo.

Dessa forma, o Liverpool, claro, não poderá se classificar novamente para a Libertadores e, caso avance para a final do uruguaio, abrirá uma vaga para o Peñarol, terceiro colocado na classificação geral. Bem no ranking da Conmebol, o clube aurinegro ficaria como cabeça de chave e empurraria o São Paulo para o pote 2.

São Paulo