Como Roger Machado pretende 'equilibrar' Fluminense após erros repetidos
Roger Machado admitiu erros repetidos do Fluminense após empate com o Vasco e indicou que fará mudanças no time. Sem adiantar se trocará peças ou estrutura, o técnico ressaltou que está em busca de equilibrar a equipe entre defesa e ataque.
Embora não trate o Carioca como um verdadeiro laboratório, Roger pretende utilizar as partidas do Estadual antes de estrear na Copa Libertadores para fazer testes. Alguns ajustes ao seu estilo já foram vistos, como os pontas menos abertos, Fred recuando menos, Nenê um pouco mais atrás e os laterais mais soltos. O problema é que as ideias mais ofensivas têm desguarnecido o sistema defensivo.
Em treinamentos e até algumas situações de jogo, o técnico testou a equipe com um jogador a mais no meio de campo: Wellington ou Michel Araújo. Os dois são as principais opções para uma mudança de peças. Com fraco rendimento em 2021, Lucca parece a bola da vez para deixar o time.
Assim como na temporada passada, o Tricolor segue dependente de sua eficiência no ataque para não sofrer na defesa. Sem finalizar muito ou ser agressivo, o Flu tem na bola parada sua principal arma, embora abra mais espaços e troque mais passes no campo de ataque com Roger Machado. Como não finaliza as jogadas, cede contra-ataques, e em desvantagem numérica, sofre mais do que deve.
"Precisamos equilibrar, encontrar isso a partir da troca do sistema ou da característica de algum jogador para atacar com volume, mas sem sofrer contra-ataques como estamos sofrendo. Parece que estamos fazendo uma briga de rua, estamos cedendo muitos espaços. Não vai ser sempre que o adversário não vai aproveitar as chances no contra-ataque", afirmou o treinador após o empate com o Vasco.
Ataque e defesa podem ter mudanças
Além da estrutura de marcação e criação, o ataque também tem errado bastante. Em compensação, Gabriel Teixeira e Kayky pedem passagem, e viraram opções importantes. Se não virarem titulares nos próximos jogos, a dupla deve ganhar mais minutos em campo e oportunidades de evoluir.
Mesmo que o técnico opte por sacar Lucca para a entrada de mais um jogador de meio campo, Luiz Henrique não tem vaga garantida entre os titulares. O jovem de Xerém teve bom rendimento em 2020, mas não começou bem a nova temporada. Com a ascensão dos jovens e a potencial chegada de reforços para o setor no mercado da bola, o camisa 39 pode voltar ao banco de reservas.
Um reforço em especial é muito aguardado: Luccas Claro, destaque da zaga na última temporada, segue fora do time e ainda não estreou com Roger. Seu retorno faria o Tricolor voltar a jogar com a primeira linha de defesa titular. Em sua ausência, os substitutos não foram bem e acumularam falhas. Não à toa, o Flu negocia com David Braz, do Grêmio, para a posição, já que o Goiás não aceitou as tentativas do clube para ter David Duarte.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.