Governo confirma retomada do futebol em MG com protocolos mais rígidos
O governo de Minas Gerais manteve o cronograma anteriormente previsto e confirmou hoje (31) a retomada do futebol no estado. A partir de amanhã (1º de abril), o Campeonato Mineiro está autorizado a seguir com o seu cronograma já definido e apresentado pela Federação Mineira de Futebol (FMF). Essa decisão foi informada pelo secretário de saúde Fábio Baccheretti em entrevista coletiva nesta tarde, na Cidade Administrativa.
Suspenso desde o dia 22 de março, a competição ficou paralisada por dez dias devido ao aumento exponencial dos números da covid-19 em Minas Gerais. Apesar de a estatística ainda apresentar dados alarmantes, o secretário de saúde explicou os motivos que levaram o governo a admitir a retomada do futebol mesmo durante a Onda Roxa, período de maior restrição na circulação de pessoas e do funcionamento do comércio no estado.
"O Campeonato Mineiro retorna amanhã (1). Foram várias reuniões e conversas na Federação Mineira de Futebol, houve compromisso deles em ampliar o protocolo e deixa-lo mais seguro. Além de testar os jogadores há testes em todos os envolvidos na partida, todo o staff envolvido, uma testagem seriada e periódica. Lembrando que os jogos são sem público. Portanto, houve um alinhamento técnico entre os protocolos da Federação Mineira e o da equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para que haja uma segurança concreta na volta aos jogos", garantiu.
Minas Gerais terá o futebol novamente, mas seguindo critérios determinados pela Onda Roxa, o que na visão do secretário trará mais segurança sanitária pelas medidas mais rígidas.
"Lembrando que estamos na Onda Roxa. Os protocolos ficam valendo para jogos diurnos nas regiões em Onda Roxa, restrição de hotéis, e jogos apenas estaduais. Todas as modalidades que se encaixem neste momento, em que não se pode ter jogos de equipes que se desloquem de outros estados, porque vão precisar usar rede hoteleira — funcionamento de hotéis está proibido —, jogos diurnos (...) Temos também sinais positivos já vivenciados nos últimos jogos do Campeonato Mineiro, que mostravam um número de telespectadores com televisores ligados no jogo, o que equivaleria na Região Metropolitana de Belo Horizonte a um número bem elevado, mostrando que [as pessoas] estavam em casa. Temos todos esses cenários de segurança sanitária, com jogos sem público e com impacto positivo dentre as pessoas que aguardam em casa sem desrespeitar o que é definido no Minas Consciente [programa do governo mineiro].
Veja a tabela da 6ª rodada do Campeonato Mineiro
Quinta-feira, primeiro de abril
11h - Uberlândia x América-MG: Parque do Sabiá
15h30 - Pouso Alegre x URT: Manduzão
16h - Cruzeiro x Tombense: Mineirão
16h - Patrocinense x Boa - Pedro Alves do Nascimento
17h30 - Coimbra x Athletic - Independência
17h30 - Caldense x Atlético-MG: Ronaldão
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.