TV causa polêmica ao usar letras minúsculas no placar de Espanha x Kosovo
Classificação e Jogos
Um conflito diplomático entre Espanha e Kosovo interferiu diretamente no primeiro encontro das seleções pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar. Os espanhóis não reconhecem o Kosovo como um país independente, e na transmissão da partida, a RTVE, TV estatal espanhola, usou letras minúsculas no placar da transmissão.
A atitude não pegou bem nas redes sociais, e provocou uma avalanche de críticas. "Absolutamente patético", disse um usuário do Twitter. "RTVE usando 'ESP' em maiúsculas e 'kos' em minúsculas. Mais dispostos a ridicularizar internacionalmente do que aceitar a realidade", completou. "Esperamos que Kosovo vença", escreveu outro.
O Kosovo é um país de reconhecimento ainda limitado, localizado na região da antiga Iugoslávia, que se declarou independente em 2008, após receber apoio dos Estados Unidos. Aos poucos, recebeu o reconhecimento de outros países, mas algumas das grandes potências mundiais como China, Rússia e Espanha ainda não lhes conferem o status de país independente.
A Real Federação Espanhola (RFEF) se refere ao país como "território de Kosovo", o que não agradou a federação kosovar, que chegou a ameaçar não jogar caso não pudesse usar seu hino e sua bandeira no encontro entre os países.
Segundo o jornal 'SPORT', os comentaristas da RTVE não podem utilizar o termo "país" ou "Kosovo" durante a transmissão, apenas "território de Kosovo" ou "equipe da federação de Kosovo". Bandeiras e escudos também não seriam permitidos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.