Topo

Grêmio preenche 'vaga' de volante em negócio de 12h, e torcida reclama

Divulgação/FC Dallas
Imagem: Divulgação/FC Dallas

Jeremias Wernek e Thiago Fernandes

Do UOL, em Porto Alegre e em São Paulo

01/04/2021 04h00

A contratação de Thiago Santos, ex-Palmeiras e de saída do FC Dallas, ainda não foi confirmada oficialmente pelo Grêmio. Mas ao longo da quarta-feira (31), o clube gaúcho iniciou as tratativas, avançou e fechou acordo com as partes. O negócio realizado em cerca de 12h preenche vaga aberta há tempos e que incomodava Renato Portaluppi. Nas redes sociais, o nome do segundo reforço da temporada não foi bem recebido.

Torcedores do Grêmio fizeram campanha no Twitter. A hashtag #ThiagoSantosNão apareceu entre as mais populares da plataforma no final do dia.

Horas antes, o Grêmio abriu a negociação. O Dallas topou o negócio a pedido do jogador, que gostou da proposta e deu aceite logo depois de ouvir o interesse. Ao final da tarde, os papéis começaram a ser trocados.

A assinatura é tida como mera formalidade e o anúncio deve ocorrer ao longo do dia de hoje (1°) ou, no máximo, até sábado.

O Grêmio passou vários meses atrás de um volante com as características de Thiago Santos. Em 2020, tentou nomes como Junior Urso (ex-Corinthians e agora no Orlando City), Wellington Martins (então no Athletico-PR) e também sonhou com Pedro Aquino (América-MEX). Ao ampliar um pouco o filtro, e cogitar atributos ofensivos, a lista ganhou incremento de Rafael Carioca (Tigres-MEX) e Cuéllar (ex-Flamengo e agora no Al-Hilal). Sem avançar com nenhum deles, por diferentes razões, o nome de Thiago Santos apareceu.

Aos 31 anos, Thiago Santos vai assinar contrato de três temporadas com o Grêmio. O vínculo tem opção para prorrogação por mais um ano.

O UOL Esporte apurou que o custo da contratação será de US$ 1 milhão (R$ 5,6 milhões na cotação atual). O Grêmio vai parcelar o pagamento em quatro vezes, uma a cada semestre. O clube gaúcho passa a ter 100% dos direitos econômicos do jogador.

Em Porto Alegre, Thiago Santos terá salário intermediário e chega para disputar posição com Matheus Henrique, Lucas Silva, Maicon e os jovens Darlan, Victor Bobsin e Fernando Henrique. A contratação de um jogador mais defensivo para o meio-campo também era necessário, segundo visão do próprio elenco gremista.

Thiago Santos deve chegar a Porto Alegre na segunda-feira (5). Antes dele, o Grêmio contratou Rafinha, ex-Olympiacos e Flamengo e que estava livre no mercado da bola. O lateral direito já está inscrito no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF, mas só pode atuar pelo Gauchão. A estreia depende da condição física.

Outro nome que o Grêmio tentou foi Rafael Borré. Em reta final de contrato no River Plate, o atacante colombiano recebeu oferta de pré-contrato e avisou que aceitava. A demora na assinatura do vínculo, no entanto, fez os dirigentes gremistas desistirem do negócio.