Fortaleza: torcedoras sofrem ataques após repudiar chegada de Benevenuto
As coordenadoras da torcida organizada FEC Para Elas, do Fortaleza, dizem que estão sendo vítimas de ataques nas redes sociais após divulgar nota contra a contratação do zagueiro Marcelo Benevenuto, acusado de agredir a ex-namorada em 2017. O Fortaleza anunciou nesta quarta-feira (31) a contratação do atleta junto ao Botafogo. Na sequência a torcida organizada divulgou o rompimento com o futebol masculino do clube enquanto durar o contrato.
"Temos enfrentado muitos ataques desde o lançamento da primeira nota, então estamos evitando expor nossos nomes/imagem, deixando tudo concentrado no FEC Para Elas. Não sofremos nenhuma ameaça física e esperamos não receber. Mas, com o receio de aumentar as proporções, estamos evitando nos expôr", conta uma das coordenadoras.
Em um dos casos de ataque, a conta no Facebook de uma das administradoras chegou a sofrer tentativa de invasão poucas horas após a publicação da nota. No Instagram, não faltam xingamentos na rede social da torcida chamando-as de "medíocres", "canalhas" e as mandado "arrumar o que fazer".
Sobre os bastidores da contratação, a líder da torcida organizada, que pediu para não ser identificada, afirma que foi procurada pelo clube antes da contratação de Benevenuto ser oficializada.
"Depois da nota, o presidente Marcelo Paz me ligou, tentou justificar a contratação e saber se tinha a possibilidade de apoiarmos o clube com a decisão. Prontamente comuniquei que jamais apoiaremos essa contratação, pois mesmo o jogador não tendo sido condenado, existe uma acusação feita pelo Ministério Público do Rio de Janeiro", conta a torcedora sobre os bastidores da contratação.
Ainda segundo a ela, o objetivo da nota divulgada na tarde de terça-feira não foi condenar o jogador. "O clube decidiu por ir contra o nosso pedido, que era apenas um pedido de respeito à história de luta que nós, mulheres, e o clube vínhamos construindo de combate a violência contra mulheres."
Embora tenha suspendido as atividades junto ao time masculino do Fortaleza, a 'FEC Para Elas' afirma que não foi um rompimento de fato com o clube, apenas uma maneira de demonstrar insatisfação com o que foi decidido e que voltarão a apoiar o elenco masculino ao fim do contrato do jogador.
"Passaremos a nos dedicar integralmente ao futebol feminino do clube e às outras modalidades esportivas que o clube possui. Buscaremos também dar ainda mais apoio a todas as mulheres que nos acompanha e que estão no nosso grupo de apoio às mulheres da torcida, chamado #NósPorNós", afirma. O UOL procurou o clube que, respondeu não ter recebido de forma oficial notícias sobre os ataques sofridos pelas integrantes do coletivo independente.
Parte da torcida feminina também critica o fato de o anúncio da contratação ter sido feito no último dia do mês dedicado às mulheres e após uma crescente atuação do clube contra a violência.
Entenda o caso
Benevenuto chegou ao clube cearense emprestado pelo Botafogo e tem cláusula de rescisão de contrato em caso de condenação no processo judicial que corre na Justiça desde 2017, quando a ex-namorada do atleta declarou em depoimento que foi agredida com um soco no rosto durante discussão motivada por ciúmes.
Na época, o zagueiro foi intimado, negou a acusação, e o Ministério Público do Rio de Janeiro arquivou o caso. Contudo, no mesmo ano, o próprio MP voltou atrás em sua decisão e resolveu reabrir o processo contra o jogador. Agora Benevenuto aguarda o julgamento. Como se trata de um processo que envolve a Lei Maria da da Penha, o caso corre em segredo de justiça.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.