Topo

No aniversário dos 120 anos, Náutico recebe homenagem de Muricy Ramalho

Torcida do Náutico no estádio dos Aflitos - Náutico/Divulgação
Torcida do Náutico no estádio dos Aflitos Imagem: Náutico/Divulgação

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

07/04/2021 13h10

No dia em que completa 120 anos, o Náutico recebeu o carinho de pessoas ilustres que fazem e fizeram parte da sua história, entre eles Muricy Ramalho. O coordenador de Futebol do São Paulo, o ex-técnico foi bicampeão estadual pelo Timbu em 2001 e 2002. Além de ex-funcionário, ele ainda tem função de conselheiro, sócio e torcedor do clube pernambucano.

"Passando para dar os parabéns ao Náutico pelos 120 anos de história, de conquistas e onde eu tive o prazer de trabalhar e ser bicampeão. Eu lembro que quando ganhamos os jogos no campo do Santa Cruz, a nossa torcida ia praticamente a pé até os aflitos para fazer a festa na sede", lembrou o treinador.

Os 120 anos do Náutico foram construídos com a frase que identifica o time: "Tu nascestes marcado pela glória". Fundado por conta de uma rivalidade náutica, o time é um dos mais tradicionais de Pernambuco. As glórias, entretanto, ficaram em baixa nos últimos anos e só agora estão reaparecendo.

Nesta temporada, o time está fora da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil, mas é o primeiro colocado no Campeonato Pernambucano — com 12 pontos, cinco a mais que o vice-líder, o Retrô.

Mesmo tendo sido fundado em 1901, quando dois grupos de remadores recifenses criaram uma sociedade de atividades náuticas (Remo), esporte mais popular do país na época, os Alvirubros só entraram em campo pela primeira vez em 1905. A partir daí, o clube foi crescendo, cativando famílias e torcedores para se tornar um dos grandes do futebol pernambucano.

Equipe de remo do Náutico que deu origem ao time de futebol - Divulgação - Divulgação
Equipe de remo do Náutico que deu origem ao time de futebol
Imagem: Divulgação

De lá para cá, a equipe conquistou 22 títulos do Campeonato Pernambucano, foi campeão do Torneio dos Campeões do Norte-Nordeste, em 1952, e da Copa dos Campeões do Norte, em 1966, além do último título: o primeiro nacional na história do clube, o da Série C, em 2019 e conquistar o acesso à Série B.

Ao todo foram disputados 4.897 jogos — com 2.380 vitórias, 1.098 empates e 1.415 derrotas, além de quatro jogos com placar desconhecido, somando um aproveitamento de pouco mais de 56%. Atualmente o clube possui 9.260 sócios em dia.

Escudo especial

Homenagem ao antigo escudo do clube - Divulgação/Twitter Náutico - Divulgação/Twitter Náutico
Homenagem ao antigo escudo do clube
Imagem: Divulgação/Twitter Náutico

Para comemorar os 120 anos, o clube lançou um escudo especial, relembrando o primeiro o primeiro distintivo da agremiação. O mesmo distintivo foi usado nas comemorações do centenário. A novidade agora é o tom azul, tão tradicional no número da camisa alvirrubra.

Presidente do Náutico, Edno Melo, comentou em entrevista ao UOL Esporte a expectativa do clube para a temporada 2021 e sua história de paixão pelo clube. "Cresci vendo o Náutico jogar nos Aflitos e pude presenciar muitas alegrias ao longos dos anos. A alegria das conquistas se assemelha a felicidade de poder ocupar o cargo de presidente numa data tão importante como a de hoje. O Náutico é feito por muitas pessoas, que se dedicam e se doam diariamente ao clube".

"A gente sabia desde o ano passado teríamos um calendário mais enxuto neste primeiro semestre. Procuramos ser assertivos nas contratações, tendo em vista o orçamento curto. Montamos uma equipe competitiva e com nomes importantes, que vêm se destacando neste início de temporada. O mais importante é que todo o elenco vem abraçando a causa do Náutico. Vem se doando, batalhando e confiando que os resultados são possíveis. Nossa meta para o primeiro semestre permanece a mesma, que é a conquista do título estadual. Ele nos dará calendário e fôlego para 2021", finalizou.