Resumo da notícia
- Colunistas dizem se Flamengo x Palmeiras hoje é a maior rivalidade do Brasil
- Milton Neves: "Maior rivalidade do Brasil foi, é e sempre será entre Grêmio e Inter"
- "A maior rivalidade paulista do Flamengo é com o tricolor", opina Mauro Cezar
- Andrei Kampff: "Ainda acho que os clássicos regionais têm mais apelo como rivalidade"
- Alicia Klein: "Sim, em parte, pela fragilidade dos respectivos rivais estaduais"
Campeões brasileiro e da Copa do Brasil de 2020, Flamengo e Palmeiras se enfrentaram na manhã de ontem em um jogo eletrizante válido pela Supercopa do Brasil. Depois de muito equilíbrio e um empate por 2 a 2 no tempo normal, a conquista do Rubro-Negro veio só nos pênaltis, por 6 a 5.
A vitória rendeu provocação por parte do Fla e até reações mais agressivas de torcedores palmeirenses na web depois de uma brincadeira de Lucas Paquetá, ex-Rubro-Negro.
Diante do clima recente de provocação entre os clubes e a superioridade de ambos em relação aos demais times brasileiros, especialmente no último ano, é possível dizer que Flamengo x Palmeiras é hoje a maior rivalidade do Brasil? Veja o que pensam os colunistas do UOL Esporte.
Sim. Em parte, pela força de ambos e, em parte, pela fragilidade dos respectivos rivais estaduais. A torcida bem jovem destes times não tem sequer referência de São Paulo, Corinthians, Vasco, Fluminense fortes. A tendência, pela situação financeira de todos e até por essa questão geracional, é que a rivalidade se consolide nos próximos anos.
ALICIA KLEIN
Sim. Mas parte mais do Flamengo, no vácuo deixado pelos rivais cariocas. Para o Palmeiras é algo em transição, já que o Corinthians foi pedra no sapato até a "catarse" do título paulista. Com a conquista e os 4 a 0 no Brasileiro, o time alviverde olha pro lado e só vê vermelho e preto.
ANDRÉ ROCHA
Ainda acho que os clássicos regionais têm mais apelo como rivalidade. Acontece que o peso dos jogos entre Flamengo x Palmeiras tem sido maior. Isso se explica porque foram dois dos clubes que entenderam a importância da gestão responsável para o resultado de campo, e se tornaram protagonistas no cenário nacional nos últimos anos. Projeto, planejamento, ações e responsabilidade. A receita tá dada.
ANDREI KAMPFF
Não é de hoje que Flamengo x Palmeiras é a maior rivalidade do Brasil. São os dois clubes mais bem estruturados e fortes financeiramente do país. Há regularidade e coerência nos projetos, visto os elencos de peso e os títulos em sequência. As redes sociais, acima de tudo, foram determinantes para o "surgimento" da rixa entre rubro-negros e alviverdes.
BRUNO ANDRADE
São os dois times que mais brigaram pelos títulos mais importantes dos últimos anos e isso gera uma rivalidade natural. Além disso, o Flamengo já não tem mais rival no Rio de Janeiro, e o Palmeiras não tem visto São Paulo e Corinthians brigarem por muita coisa nos últimos tempos. Não é à toa que o Palmeiras dançou a música do cheirinho na loja do Fla no aeroporto. E não é à toa que os flamenguistas cantam a falta do Mundial toda vez que ganham do Palmeiras.
DANILO LAVIERI
Não. A maior rivalidade do Brasil hoje é o Gre-Nal.
JUCA KFOURI
É uma rivalidade interestadual esportiva. Já houve outras, que crescem e perdem força. A diferença do momento é: futebol brasileiro deixou de ser regional e agora é nacional. Esta rivalidade esportiva já dura 5 anos e está cruzando algumas fronteiras. Se continuarem assim fortes, é lógico que pode se consolidar como a maior rivalidade do país.
JULIO GOMES
Sim. Corinthians, São Paulo e Santos continuam como rivais do Palmeiras, como Fluminense, Vasco e Botafogo do Flamengo e o fator estadual sempre será importante, mesmo quando esses rivais estiverem em fase ruim. Mas já vimos rivalidades fora das fronteiras em décadas passadas, como Grêmio e Palmeiras nos anos 1990, Corinthians e Inter nos 2000, Santos e Botafogo lá em 1960. Com boas administrações, que refletem nos resultados em campo, hoje sem dúvida Flamengo e Palmeiras têm a maior rivalidade do Brasil.
MARCEL RIZZO
Com os demais times grandes do Rio de Janeiro abaixo do Flamengo, é natural que os rubro-negros desenvolvam rivalidades maiores com clubes de outros Estados. Nos últimos sete jogos o Palmeiras não venceu o Flamengo, foram três vitórias e quatro empates, sendo um deles, o de domingo, com triunfo rubro-negro nos pênaltis. O campeão da Libertadores não derrota seu algoz do fim de semana desde 2017! O Corinthians, por sua vez, não vence o Flamengo desde 2018, perdeu seis dos sete jogos disputados após o derradeiro triunfo sobre o time carioca, inclusive os três mais recentes. Já o São Paulo não perde para o Flamengo há nove partidas, a última derrota foi também em 2017, com Rogério Ceni como treinador tricolor. São seis vitórias no período, quatro consecutivas nos últimos duelos. Conclusão: a maior rivalidade paulista do Flamengo é com o tricolor.
MAURO CEZAR
A maior rivalidade do Palmeiras é o Corinthians. O Flamengo, com a queda de rivais históricos, tenta forçar rivalidade com o Palmeiras. Historicamente é impossível.
MENON
Não sei se a maior rivalidade, mas é a rivalidade mais rica, certamente. São dois gigantes com elencos acima da média e times bem treinados. A final da Super Copa foi um jogaço. Mas a maior rivalidade, pra mim, é o Re-Pa (Remo x Paysandu), também conhecido como Clássico Rei da Amazônia. São muitas as réguas usadas para medir um grande clássico, e a que estou usando é a da primazia do tempo (é o clássico mais antigo do Brasil, talvez do mundo) e a da paixão que não necessariamente se rende à lógica do capital: o clássico enche estádio mesmo quando os dois times não estão bem. Claro que estou fazendo aqui também um exercício para tirar o sul e o sudeste do lugar de umbigo do mundo futebolístico brasileiro.
MILLY LACOMBE
A maior rivalidade do Brasil foi, é e sempre será entre Grêmio e Internacional. A rivalidade entre Palmeiras e Flamengo ganhou força nos últimos anos naturalmente, já que são há tempos as duas melhores equipes do Brasil. Ainda assim, essa não é a maior rivalidade nem mesmo dos times em questão. Vascaínos e corintianos seguem sendo os maiores rivais de flamenguistas e palmeirenses, respectivamente.
MILTON NEVES
Na minha opinião as rivalidades estaduais e municipais são maiores. Ponte Preta x Guarani, Palmeiras x Corinthians, Cruzeiro x Atlético, Flamengo x Vasco, Grêmio x Inter e Bahia x Vitória são alguns exemplos.
PERRONE
A rivalidade é circunstancial, por causa do predomínio esportivo de Flamengo e Palmeiras nos últimos anos. As grandes rivalidades serão sempre as regionais. Nos anos 80, por exemplo, Flamengo e Atlético MG viveram algo semelhante ao que se passa agora com o Fla e Palmeiras. Amanhã ou depois, isso muda.
RENATO MAURÍCIO PRADO
Sim, principalmente pelo enfraquecimento dos rivais estaduais. Os dois times mais ricos e vitoriosos do futebol brasileiro nesses últimos anos deverão seguir com essa rivalidade por mais algum tempo. Grêmio e Atlético-MG correm por fora, mas ainda estão um degrau abaixo.
RODOLFO RODRIGUES
Sim. Com a perda de importância dos Estaduais nos últimos 20 anos, é natural que rivalidades interestaduais se estabeleçam. No caso de Flamengo e Palmeiras, há uma disputa financeira e esportiva em jogo. São os clubes que possuem maior receita, melhores elencos e mais títulos nas últimas temporadas. É natural que rivalizem ainda mais.
RODRIGO COUTINHO
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.