Topo

Time que revelou Marinho sorteia moto para manter categoria de base

Clube de Alagoas vê chance de proposta por Marinho e tenta provar passagem - Acervo pessoal
Clube de Alagoas vê chance de proposta por Marinho e tenta provar passagem Imagem: Acervo pessoal

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

15/04/2021 13h21

O Penedense, time mais antigo de Alagoas com 112 anos e que foi o responsável por revelar o atacante Marinho, hoje no Santos, vai fazer no sábado uma rifa para manter as suas categorias de base. O prêmio da rifa é uma moto Jet Shineray 50cc. As cartelas estão sendo vendidas por R$ 10 e servem para ajudar o clube a reestruturar e manter as suas categorias de base, especialmente no sub-17 e sub-20.

De acordo com os cartolas, toda a renda da rifa será destinada para ajudar nos custos, tanto de investimento na base, quanto na parte estrutural do clube, melhoramento no gramado e na estrutura da sede.

A situação do clube, no entanto, poderia ser diferente, se conseguissem provar na Justiça que o atacante Marinho atuou por lá entre janeiro de 2003 e junho de 2006, dos 12 aos 16 anos. O documento emitido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre a carreira do jogador só traz informações a partir de 2006, o que mobiliza o modesto time nordestino nos bastidores.

O medo do Penedense, como revelado pelo UOL Esporte em janeiro deste ano é que o atacante, finalista da Copa Libertadores, na melhor fase da carreira, seja negociado no mercado da bola nos próximos meses e o clube não tenha direito de receber a porcentagem equivalente ao mecanismo de solidariedade da Fifa, criado para recompensar financeiramente todos os clubes que participaram da formação de um atleta, dos 12 aos 23 anos.

O clube alagoano teria direito a algo próximo de 1% de qualquer valor de transferência feita pelo Santos, mas como não há registro da passagem nada foi recebido.

Marinho e Carlinhos Maia têm história com o Penedense

Em janeiro, Marinho enviou os parabéns pelos 112 anos do Sport Clube Penedense. "É o clube da minha terra, da minha cidade, o clube que eu tive a honra de vestir a camisa. Desejo muito sucesso. Que seja um ano de renovação. Fica aqui meu abraço e minha gratidão", disse.

Já o humorista Carlinhos Maia, participou do financiamento de uma reforma no estádio Alfredo Leahy, localizado na cidade de Penedo. Maia é nascido na própria cidade e tem amigos envolvidos com o Sport Club Penedense.

Até abril de 2019, o estádio do clube não tinha torres de iluminação, e foi justamente aí que entrou a ajuda da celebridade.