Palmeiras empata com o Botafogo-SP e chega a 4 jogos sem vitória
O Palmeiras foi até Ribeirão Preto enfrentar o Botafogo-SP, no estádio Santa Cruz, em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Paulista, com um time com muitos garotos da base. Não foi suficiente: ficou no empate por 0 a 0 e chegou ao quarto jogo seguido sem vitória —antes, derrotas para São Paulo e Defensa y Justiça, além de empate (e derrota nos pênaltis) com o Flamengo.
Com o resultado, o Verdão chega aos nove pontos e ocupa a terceira posição no Grupo C. O Botafogo ocupa a mesmo colocação mas no Grupo A, com seis pontos.
Agora, o foco do Palmeiras é no jogo da próxima quarta-feira, estreia da equipe na Libertadores da América, fora de casa, diante do Universitario, do Peru.
Pressão da torcida
O jogo era uma oportunidade de melhorar os ânimos e o clima do clube. Vale lembrar que um grupo da torcida do Palmeiras criticou os jogadores e picharam muros do CT após a derrota para o São Paulo pelo Campeonato Paulista.
Abel poupa titulares
Por causa da estreia na Libertadores e pelo desgaste nas últimas semanas, com três jogos decisivos em oito dias, o técnico português optou por dar espaço para o restante elenco e descansar nomes importantes do elenco. Os únicos titulares escalados foram o goleiro Weverton e o lateral Viña.
Oportunidades para os garotos
Além de dar descanso para o time considerado titular, Abel conseguiu usar o jogo como oportunidade para os diversos garotos da base do Verdão. Ao todo, foram dez que entraram em campo diante do Botafogo.
Quem foi bem: Weverton
Em uma partida com poucos destaques individuais e raras finalizações, Weverton apareceu em lance de maior perigo do jogo. Aos oito minutos do segundo tempo, o arqueiro do Verdão voou para defender a cabeçada do zagueiro Victor Ramos, que estava livre na área alviverde.
Quem foi mal: Meio campo do Palmeiras
O meio campo da equipe alviverde foi formado por garotos da base que tiveram oportunidade de mostrar serviço, mas a falta de ritmo e de qualidade no passe final dificultou a vida do Palmeiras na noite de domingo. A exceção foi o jovem Fabinho, que conseguiu organizar o time nos poucos momentos em que o Palmeiras pressionou o adversário.
Atuação do Botafogo-SP
Mesmo jogando contra uma equipe alternativa do Palmeiras, o técnico Argel Fucks pediu para que seus jogadores focassem em não dar espaços para os jogadores avançados do Palmeiras, principalmente Giovani e Wesley, que conseguiam incomodar quando tinham a posse da bola.
Atuação do Palmeiras
A falta de entrosamento dos jogadores que entraram no estádio Santa Cruz neste domingo pesou para o Palmeiras, que criou muito pouco na primeira etapa. As raras chances aconteceram de chutes despretensiosos de longe, com Wesley e Rafael Elias.
Cronologia do jogo
A partida começou de maneira bem lenta e até os 30 minutos pouca coisa aconteceu. A única chance do Botafogo nesse período foi um chute cruzado sem força de Neto e o Palmeiras apresentava dificuldades na hora de criar jogadas perto da área adversária.
Nos 15 minutos finais da primeira etapa, os dois times tiveram chances de abrir o marcador. Aos 35, Fabão cabeceou e Weverton se atrapalhou na saída, precisando a zaga alviverde tirar perto da linha do gol. Já Wesley desperdiçou pelo lado do Verdão minutos depois, com chute de fora da área que passou à esquerda do goleiro.
Na volta do intervalo, o ritmo foi parecido porém o Botafogo assustava nos lances de bola parada; Aos oito minutos, cruzamento para Victor Ramos cabecear livre, no contrapé de Weverton, que teve que se esticar todo para evitar o gol dos mandantes.
Como resposta, o Palmeiras levou perigo aos 16, com Gabriel Silva, que ficou de frente para o goleiro, porém isolou a bola.
O jogo continuou fraco tecnicamente e, apesar do esforço de ambas equipes, terminou em um empate sem gols.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-SP 0 X 0 PALMEIRAS
Competição: sexta rodada do Campeonato Paulista
Data: 18/04/2021
Hora: 20h00 (de Brasília)
Local: estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preta (SP)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira
Assistentes: Evandro de Melo Lima e Leonardo Tadeu Pedro
VAR: Fabiano Monteiro dos Santos
Cartões amarelos: Victor Ramos, Rodrigo Ferreira e Kaio Magno (Botafogo); Lucas Esteves, Gabriel Silva e Newton (Palmeiras)
Botafogo-SP: Igor Bohn; Rodrigo, Victor Ramos, Fabão e Pará; Emerson, Victor Bolt, Renatinho (John) e Richard (Vinícius Kiss); Neto Pessôa (Kaio Magno) e Luketa (Bruno Rafael). Técnico: Argel Fucks.
Palmeiras: Weverton; Kuscevic (Gustavo Scarpa), Renan e Vanderlan; Gustavo Garcia, Fabinho, Lucas Esteves e Matias Viña; Giovani (Willian), Wesley (Gabriel Silva) e Rafael Elias (Newton). Técnico: Abel Ferreira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.