Nordeste aumenta espaço e coloca 8 times na terceira fase da Copa do Brasil
Oito times nordestinos conhecem amanhã (22), em um sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol, seus próximos adversários na terceira fase da Copa do Brasil. O número de representantes da região nesta fase da competição, no entanto, é maior que a edição do ano passado, quando apenas cinco equipes conquistaram o feito.
Neste ano, 4 de Julho, ABC, Bahia, Ceará, CRB, Fortaleza, Juazeirense e Vitória estão representando o Nordeste nesta etapa da copa. No ano passado, além do Leão Barra, do Vozão e do Galo, também se classificaram para a terceira fase o Afogados, de Pernambuco, e o América, do Rio Grande do Norte.
O número, considerado um feito para os clubes nordestinos, também coloca em destaque o ranking dos estados que mais possuem equipes nesta etapa: a Bahia tem três times classificados; Ceará, dois; Alagoas, Piauí e Rio Grande do Norte possuem um.
Dois dos representantes baianos e ambos os cearenses que avançaram para essa fase são os mesmos que conseguiram a classificação para as semifinais da Copa do Nordeste, que será realizada no sábado (23), deixando aberta a possibilidade de um Ba-Vi ou um Clássico Rei na final do regional.
Ao longo de 34 anos, 91 clubes do Nordeste já participaram da Copa do Brasil. Desde a edição pioneira, em 1989, já com representantes dos nove estados. Deste total, 45 conseguiram avançar no mata-mata, com alguns indo longe, porém, o único a levantar a taça foi o Sport. Em 2008 o leão pernambucano eliminou Imperatriz, Brasiliense, Palmeiras, Internacional, Vasco e Corinthians.
Pernambuco, que sempre marcou presença na Copa do Brasil, após ter a pior participação na história da Copa do Nordeste também acumula a quarta pior campanha do estado na Copa do Brasil. O resultado foi consagrado após o Santa Cruz perder para o Cianorte.
Na atual edição, Sport e Salgueiro ficaram na primeira fase (Leão perdeu para a Juazeirense e o Carcará, para o Bahia), enquanto o Retrô caiu na segunda etapa, na disputa por pênaltis, com o Corinthians. O Santa, então, perdeu por 1 a 0 para a equipe do Paraná.
Essa foi a nona vez, desde que a Copa do Brasil passou a ter mais de cinco etapas que Pernambuco não conseguiu chegar na terceira fase. Antes, chegou a cair na segunda três vezes, sendo já as oitavas de final (1993, 94 e 97).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.