Topo

CBF erra mascote do CRB ao anunciar jogo com Palmeiras na Copa do Brasil

Telão mostra um galo doméstico em vez do Galo de Campina - Reprodução CBF/Youtube
Telão mostra um galo doméstico em vez do Galo de Campina Imagem: Reprodução CBF/Youtube

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

23/04/2021 15h36Atualizada em 23/04/2021 18h00

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) errou a mascote do CRB, que vai enfrentar o Palmeiras na terceira fase da Copa do Brasil. Durante o sorteio realizado na tarde desta sexta-feira (23) no Rio de Janeiro, a imagem de apresentação do clube mostrada no telão estava incorreta.

A entidade usou para representar o CRB um galo doméstico, mas a mascote do clube alagoano é o galo de campina, que é um pássaro de plumagem vermelha na região da cabeça e branca no resto do corpo, as mesmas cores do clube.

Primeiro campeão alagoano e detentor do título estadual por 31 vezes, o Regatas é conhecido, principalmente em território nordestino, por essa mascote, apesar da confusão com as espécies. Também chamado de Galo da Pajuçara, a história por trás do ícone remete à década de 1920 e ao antigo Estádio Severiano Gomes Filho, primeiro CT do clube.

Na época em que estava sendo construída a antiga casa, segundo historiadores do futebol alagoano, havia no terreno com muitas famílias do animal e veio daí a associação. Por conta da sua pelugem, em branco e vermelho, que se assemelhava às cores que o CRB usava nos campeonatos, ele se tornou o principal símbolo do time.

O CRB vai enfrentar o Palmeiras na terceira fase da Copa do Brasil. O confronto foi definido nesta sexta-feira, 23, em sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro. A data do confronto, no entanto, ainda não foi definida pela Confederação Brasileira de Futebol. A previsão é que a partida aconteça entre os dias 2 e 9 de junho.