Topo

Palmeiras volta a desperdiçar pênalti com Menino e perde para o Mirassol

Jogadores do Mirassol comemoram gol diante do Palmeiras pelo campeonato Paulista - Divulgação/Mirassol
Jogadores do Mirassol comemoram gol diante do Palmeiras pelo campeonato Paulista Imagem: Divulgação/Mirassol

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/04/2021 21h53

Preservando seus titulares, o Palmeiras voltou a derrapar e perdeu para o Mirassol, por 2 a 1, na noite de hoje (25), no Allianz Parque, em confronto do Campeonato Paulista. Com mais um pênalti desperdiçado na temporada, desta vez por Gabriel Menino, o Verdão não conseguiu reagir com a garotada em campo e agora já começa a ligar o sinal de alerta para a classificação das quartas-de-final. Os gols da noite foram anotados por Fabrício Daniel e Diego Gonçalves para o time do interior. Newton descontou para o Verdão.

Além de Weverton, o único titular que iniciou a partida foi o lateral-esquerdo Matías Viña. Por ter sido expulso na final da Recopa contra o Defensa y Justicia-ARG, o uruguaio foi punido com três jogos de suspensão na Libertadores - cumpriu apenas um - e, por esse motivo, foi escalado para jogar o Paulistão para ajudar os reservas.

Por causa da punição, o lateral também está fora nos duelos contra o Independiente del Valle, terça-feira (27), e Defensa y Justicia, no dia 4 de maio, pela Copa Libertadores.

Com o resultado deste domingo, o Palmeiras ainda faz as contas para se classificar para as quartas de final do Paulistão, pois ocupa a terceira posição do Grupo C, com 12 pontos em oito rodadas disputadas. Já o Mirassol segue com boa campanha no torneio e na liderança do Grupo D, com 14 pontos.

Durante a semana, o Verdão volta a campo para o duelo contra o Independiente del Valle, terça-feira (27), pela segunda rodada da Copa Libertadores, no Allianz Parque. Depois, na quinta-feira (29), encara a Inter de Limeira, novamente pelo Paulistão, em casa. Já o Mirassol pega a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, em Campinas, também quinta (29).

Rodízio se estende à comissão técnica

No duelo contra o Mirassol, o técnico Abel Ferreira ficou na área técnica comandando a equipe, mas não concederá entrevista coletiva aos jornalistas e será substituído pelo auxiliar João Martins. O rodízio que se estende, agora, à comissão técnica acontece uma após um incômodo do comandante português com os questionamentos sobre a utilização de três zagueiros - hoje ele iniciou com uma linha de quatro no 4-3-3.

Início animador

Apesar de ter as crias da Academia em campo, o Palmeiras mostrou uma boa movimentação em campo - assim como o Mirassol. Nos minutos iniciais, Fabinho, Pedro Bicalho e Rafael Elias esboçaram boas triangulações, e o Verdão por pouco não abriu o placar com Elias, que exigiu uma ótima saída do goleiro Muralha. Mas a resposta foi, de fato, dos visitantes. Moraes aproveitou a presença de Fabrício Daniel na área e cruzou para o atacante abrir o placar na falha defensiva de Viña e Empereur.

Lance do jogo entre Palmeiras e Mirassol, em partida válida pelo Campeonato Paulista - Cesar Greco/Palmeiras - Cesar Greco/Palmeiras
Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Um balde de água fria

Na volta para o segundo tempo, Abel Ferreira promoveu as entradas de Gabriel Silva e Gabriel Menino, mas nem teve tempo de avaliar as mudanças e reagir, porque o Mirassol foi quem ampliou a vantagem no marcador. Aos dois minutos, Luis Oyama lançou a bola ao ataque, o zagueiro Henri não conseguiu cortar, para o campo de ataque. Henri não consegue cortar a jogada, e Diego Gonçalves, livre, teve apenas o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes na saída de Weverton.

Expulsão, e Verdão vai para tudo ou nada!

O Mirassol que, até então, tinha uma atuação com mais acertos do que defeitos acabou sofrendo um golpe inesperado. Aos 14 minutos, Neto Moura fez uma falta dura no Alan Empereur, levou o segundo cartão amarelo e terminou expulso. Com a vantagem numérica, Abel Ferreira - que já havia sacado o zagueiro Henri - promoveu as entradas dos atacantes Newton e Wesley e, na base do desespero, correu para alcançar o empate.

Pênalti, e Muralha brilha!

Foi neste pique que o Palmeiras conseguiu ter um pênalti assinalado ao seu favor. Aos 33 minutos, Ernandes que havia acabado de entrar colocou a mão na bola dentro da área, e o árbitro marcou a infração a favor do Palmeiras. Gabriel Menino, que já havia perdido a cobrança na final da Supercopa do Brasil contra o Flamengo, bateu mal e parou nas mãos de Alex Muralha.

Gol para descontar...

Já nos acréscimos, o Palmeiras conseguiu balançar as redes com o atacante Newton. Aos 49 minutos, o atacante aproveitou a falha de Alex Muralha ao sair da meta e completou o lance para fazer o gol de honra dos donos da casa.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 1 x 2 MIRASSOL
Competição: Campeonato Paulista
Data: 25 de abril de 2021, domingo
Horário: 20h (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
Assistentes: Daniel Luis Marques (SP) e Paulo Cesar Modesto (SP)
VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)
Cartões amarelos: Neto Moura e Alex Muralha(MIR)
Cartões vermelhos: Neto Moura (MIR)
Gols: Fabrício Daniel, do Mirassol, aos 28'/1T (0-1); Diego Gonçalves, do Mirassol, aos 2'/T (0-2); Newton, do Palmeiras, aos 49'/2T (1-2)

Palmeiras: Weverton; Garcia, Henri (Marcelinho, aos 6'/2T), Alan Empereur e Vinã; Fabinho (Wesley, aos 19'/2T), Pedro Bicalho (Gabriel Silva, intervalo), e Zé Rafael (Gabriel Menino, intervalo); Giovani, Lucas Esteves (Newton, aos 19'/2T) e Rafael Elias. Técnico: Abel Ferreira

Mirassol: Alex Muralha; Daniel Borges, Danilo Boza, Reniê e Moraes (Rafinha, aos 43'/2T); Luís Oyama, Neto Moura e Cássio Gabriel (Lucas Silva, aos 32'/2T); Fabrício Daniel (Sousa, aos 17'/2T), Pedro Lucas (Rafael Silva, aos 43'/2T) e Diego Gonçalves (Ernandes, aos 32'/2T). Técnico: Eduardo Baptista.