Topo

Grêmio

Grêmio renova aposta em "volante construtor", mesmo com novo técnico

Matheus Henrique tem responsabilidades defensivas e ofensivas e ganhou confiança da comissão técnica - Lucas Uebel/Grêmio
Matheus Henrique tem responsabilidades defensivas e ofensivas e ganhou confiança da comissão técnica Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/04/2021 04h00

Ao longo do período de Renato Gaúcho no comando, o modelo de jogo do Grêmio se caracterizou por apostar em "volantes construtores". Era dos pés dos meio-campistas cuja função inicial é marcar que surgiam os passes de criação de oportunidades do time. E, mesmo com a troca de comando, a ideia é seguir firme na ideia de promover o jogo desde trás.

"Minha missão nesse momento é encontrar os jogadores que melhor combinam entre si. Existem características complementares e concorrentes dentro de campo. A gente tem que tentar criar uma fluidez que possa potencializar o jogo do Matheus Henrique e do Darlan. Eles são jogadores de qualidade de construção e também chegada ao ataque", disse Tiago Nunes, novo comandante tricolor.

O plano do treinador é manter ao menos um volante com tal peculiaridade. O expoente neste quesito é Maicon, mas sua condição física tem afastado uma sequência maior de partidas nas últimas temporadas.

Thiago Santos e Lucas Silva, porém, são atletas de um perfil diferente. Mas isso não quer dizer que não tenham espaço. Como citou o técnico, o plano é encontrar "complementos" para que um jogador possa agregar ao outro na construção do time.

Matheus Henrique, por outro lado, recebeu críticas recentes da torcida. Erros em locais perigosos de campo incomodaram os aficionados em partidas importantes. Mas, para Tiago Nunes, o atleta precisa ser incentivado a tentar, e quando a confiança estiver alta irá acertar a maioria dos lances.

"Ele (Matheus) é um atleta que se expõe muito porque tenta muito. E esse é o perfil de atleta com o qual eu quero sempre trabalhar. Um cara que tenta a jogada, que força uma bola, que arrisca um drible. Por mais que às vezes não sejam regiões do campo onde isso ocorra normalmente, e até gerem surpresa do torcedor, este é o perfil que me agrada. Ele tem personalidade para jogar em ambiente de pressão, e tem toda nossa confiança para seguir fazendo isso", elogiou o treinador.

Tiago Nunes terá sua primeira semana com mais tempo para trabalhar. Após a vitória por 3 a 2 na estreia, diante do Ypiranga, o comandante prepara equipe para o jogo de quinta-feira, contra o Lanús, pela Sul-Americana. No fim de semana irá abrir semifinal do Gauchão contra o Caxias, fora de casa.

Grêmio