Como conselhos de Abel Ferreira ajudaram Del Valle a jogar a Libertadores
Ao receber o Independiente del Valle às 21h30 (de Brasília) de hoje (27), o Palmeiras estará enfrentando um adversário que, de certa forma, ajudou a disputar a fase de grupos da Copa Libertadores. O técnico português Renato Paiva tomou conselhos com Abel Ferreira antes de eliminar o Grêmio na fase preliminar; agora ambos se enfrentam no Allianz Parque.
Antes da fase preliminar, Paiva ligou para Abel para entender melhor como jogava o então Grêmio de Renato Gaúcho. O Palmeiras, afinal, havia vencido a Copa do Brasil sobre a equipe gaúcha semanas antes, e os conselhos poderiam ajudar. Os treinadores nunca deram detalhes sobre a conversa, nem se ela foi importante ou não na classificação do Del Valle.
Segundo o UOL Esporte apurou na ocasião, Renato Paiva queria entender melhor a estratégia utilizada pelo Palmeiras para as finais da Copa do Brasil, principalmente observações sobre o comportamento defensivo do Grêmio.
Tudo aconteceu dias antes do sorteio da fase de grupos, portanto nem Paiva nem Abel sabiam que se encontrariam na Libertadores. Desta forma, a conversa entre os dois se resumiu a uma troca de experiências entre técnicos compatriotas —não foi uma ajuda deliberada com interesses esportivos.
Renato Paiva e Abel Ferreira nunca trabalharam juntos, e o duelo de hoje é o primeiro encontro entre os dois. Também têm trajetórias bem diferentes como treinadores: enquanto Abel ficou anos no time profissional Sporting (POR) e ainda passou pela Grécia antes de vir ao Brasil, Paiva só comandou o sub-19 e o time B do Benfica antes de substituir Miguel Ángel Ramírez no Del Valle. O espanhol é o atual treinador do Internacional.
O duelo no Allianz vale pela segunda rodada do grupo A da Libertadores. O Palmeiras estreou com vitória em Lima sobre o Universitario (PER), por isso lidera a chave, enquanto o Del Valle ficou no empate contra o Defensa y Justicia (ARG).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.