Topo

Santos

OPINIÃO

Diniz, Abel, Guto? Colunistas dizem qual técnico Santos deveria contratar

Ariel Holan deixou o time do Santos após a derrota para o Corinthians na Vila Belmiro - Ivan Storti/Santos FC
Ariel Holan deixou o time do Santos após a derrota para o Corinthians na Vila Belmiro Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Do UOL, em Santos (SP)

27/04/2021 12h32

Resumo da notícia

  • Colunistas do UOL dizem qual técnico Santos deveria contratar para a vaga de Holan
  • "Eu contrataria Abel Braga, paizão pros garotos", opina o colunista Juca Kfouri
  • "Fernando Diniz. Tem um estilo parecido com DNA santista", analisa Menon
  • Marcel: "Guto Ferreira. Ceará é um dos cinco times mais bem treinados do Brasil"
  • Milton: "Dorival. Precisa ser acostumado a fazer bons trabalhos com elencos limitados"

O Santos segue em busca de um novo técnico para substituir Ariel Holan, que pediu demissão após a derrota por 2 a 0 para o Corinthians, na Vila Belmiro. Segundo informações do jornalista mexicano, Gustavo Mendoza, da Fox Sports do México, o técnico Juan Carlos Osorio estaria perto de um acerto.

Aproveitamos o momento para ouvir os colunistas do UOL Esporte: Qual treinador o Santos deveria contratar? Fernando Diniz e Guto Ferreira foram alguns dos citados. Confira as respostas:

Falar em nomes é complicado no futebol. Sempre pode soar a lobby ou "cavada". Mas no caso do Santos atual precisa fundamentalmente de respaldo. O que fizeram com Holan foi desonesto e insano.
ANDRÉ ROCHA

O Santos precisa entender e aceitar as limitações que têm. A partir daí, avaliar perfil do técnico, que saiba trabalhar com as características do grupo montado. É menos nome, e mais ideias. E fundamentalmente, convicção. O que aconteceu com Holan mostra o déficit de convicção nas escolhas de técnicos.
ANDREI KAMPFF

Falar em nomes é muito fácil, mas, no caso do Santos (e de tantos outros clubes brasileiros), é preciso ir muito além. Do que adianta contratar um grande e vitorioso treinador se não houver convicção, apoio, estrutura, salários em dia, reforços e tempo para trabalhar? O que aconteceu com Ariel Holan e também Jesualdo Ferreira evidencia ainda mais o verdadeiro milagre que Cuca operou ao levar o time à final da Libertadores.
BRUNO ANDRADE

Eu contrataria Abel Braga, paizão pros garotos, acostumado com clubes em situação econômica delicada e vindo de bom trabalho no Inter.
JUCA KFOURI

Guto Ferreira. Ceará hoje é um dos cinco times mais bem treinados do Brasil. Haveria pressão se os resultados não chegassem logo, por ele não ter grife, mas acho que qualquer nome que assumir o Santos nesse momento vai sofrer com falta de reforços e outras perdas que podem ser necessárias para cobrir rombo do caixa. Guto poderia fazer um bom trabalho, sem reclamar, com um elenco mais enxuto.
MARCEL RIZZO

Fernando Diniz. Tem um estilo parecido com DNA santista e trabalha bem com jogadores jovens.
MENON

O Santos precisa de alguém que tenha a paciência de trabalhar a partir de ruínas. Um cara jovem como o Fernando Diniz poderia encontrar nesse desafio uma oportunidade animadora. Não sei se alguém como Abel ou Renato Gaúcho teriam essa paciência. Por falar em paciência, ouvi dizer que o Mancini é um cara superpaciente. Fica a dica.
MILLY LACOMBE

Não adianta correr atrás de um técnico de ponta para treinar um grupo frágil e insatisfeito com os salários atrasados. Precisa ser um treinador acostumado a fazer bons trabalhos com elencos limitados. Por isso, apostaria em Dorival Júnior.
MILTON NEVES

O Santos precisa de um técnico que saiba sofrer. Ou seja: 1 - Saiba trabalhar com pouco dinheiro para contratar. 2 - Encare o risco de atrasos salariais. 3 - Aguente pressão da torcida. 4 - Faça os atletas vindos da base renderem na média dos melhores meninos da Vila. 5 - Coloque o time para jogar no ataque e brigue por títulos. Difícil achar alguém assim, né? Por isso não arrisco um nome.
PERRONE

Depende do que a diretoria do Santos pensa, se é que podemos dizer isso de alguma diretoria em busca de treinador no futebol brasileiro. Qual será o critério? A continuação de uma proposta de jogo? Se for isso, é necessário buscar alguém que também execute o ataque posicional e monte times mais ofensivos. Se a ideia é blindar o elenco no processo de recuperação do clube, temos opções já conhecidas no mercado brasileiro. De qualquer forma o que aconteceu foi profundamente lamentável e covarde.
RODRIGO COUTINHO

Santos