Topo

ANÁLISE

Alicia: Palmeiras faz muito bem de tirar o pé completamente no Paulista

Do UOL, em São Paulo

28/04/2021 12h00

O Palmeiras conseguiu sua segunda vitória na Libertadores, diante do Independiente Del Valle, enquanto a opção por escalações com garotos no Campeonato Paulista em meio a uma maratona de jogos deixa o clube em situação difícil, com o grande risco de eliminação já na primeira fase do estadual, já que o Red Bull Bragantino soma nove pontos de vantagem, com duas partidas disputadas a mais, enquanto o Nozorizontino abriu seis pontos para o Alviverde.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte — com os jornalistas Vinicius Mesquita, Alicia Klein, José Trajano e Renato Maurício Prado —, Alicia analisa a situação do Palmeiras em relação ao Campeonato Paulista afirma que o melhor que o time de Abel Ferreira faz é abrir mão da competição, preservando os jogadores principais para os jogos mais importantes.

Eu acho que a diferença só é que o Flamengo joga um estadual que é mais fraco, até os times grandes já foram, metade dos times grandes já ficaram pelo caminho, e o Flamengo teve um final de temporada menos intenso do que o Palmeiras, acho que não chegou tão cansado, mas voltou das férias e o Flamengo se tem time para ser campeão da Liberadores, imagina do Campeonato Carioca, com todo o respeito ao estadual do Rio.

"Em relação ao Palmeiras, eu acho que houve cobrança até, a torcida não é necessariamente muito coerente, houve uma cobrança para que jogasse com o sub-20, bota a molecada, aí bota a molecada e perde e tem gente que acha ruim, mas eu acho que no caso do Palmeiras, que talvez fique até fora, o que não é o caso do Flamengo, mas eu acho que a torcida deveria celebrar a eliminação do Campeonato Paulista", afirma Alicia.

"Essas datas, esse calendário, esse negócio de ficar jogando três vezes, o Palmeiras está jogando três vezes por semana desde o final do ano passado, a gente está praticamente em maio. Poder ter esse descanso, que sejam dois ou três dias de intervalo entre os jogos, eu acho que vai fazer muito bem ao Palmeiras, muito mais do que ganhar o título paulista, acho que não está com gás para isso, não está com foco para isso, muito mais tem o São Paulo, o próprio Red Bull Bragantino está muito bem no campeonato, então eu acho que o Palmeiras faz muito bem de tirar o pé completamente do campeonato, esquecer o Campeonato Paulista. Não pode necessariamente dizer isso publicamente, mas faz muito bem", conclui.

Classificar no estadual e encontrar rival poderia ser pior

Renato Maurício Prado também é favorável que o Palmeiras deixe o Campeonato Paulista em segundo plano e ressalta o problema que Abel Ferreira pode ter em termos de escalação no caos de o clube avançar e encontrar um rival no mata-mata.

"Sabe qual é o perigo? É que se o Palmeiras não for eliminado agora, se o Palmeiras se classificar para as próximas fases, quando houver os clássicos, a torcida vai querer o time titular. Se de repente cruzar Palmeiras e São Paulo, a torcida vai dizer 'esse jogo eu quero jogar', vai pedir 'nós temos que jogar com os titulares porque nós temos que eliminar o São Paulo'. E aí acaba prejudicando a Libertadores", afirma Renato.

"Eu concordo integralmente quando você diz que o melhor para o Palmeiras seria ele nem se classificar para as próximas fases do Paulistinha, abrir a agenda mesmo. Acho que agora, se não se classificar a torcida não vai estar nem preocupada, porque o Palmeiras vai estar indo bem na Libertadores. Mas se classificar e cruzar com o São Paulo, aí a torcida vai querer que ganhe do São Paulo, pode ter certeza?, conclui.