Após cirurgia no cérebro, ex-Palmeiras comemora volta ao futebol no Santa
Depois de ser submetido a uma cirurgia no cérebro há pouco mais de um mês, o atacante equatoriano Jean Quiñonez foi apresentado oficialmente no Santa Cruz, nesta terça-feira (27). O jogador, campeão paulista sub-20 pelo Palmeiras em 2020, foi anunciado no dia 5 de março como reforço do Cobra Coral, mas só estreou oficialmente no último domingo, na derrota por 2 a 0 contra Sete de Setembro, pelo Campeonato Pernambucano.
Apesar do revés no placar, os 45 minutos em que ficou em campo (substituindo o atacante Maxwell no segundo tempo), em sua primeira partida como profissional, foram uma vitória pessoal para o jovem de apenas 19 anos. "Resultado frustrante, mas feliz por voltar a fazer o que mais amo e muito mais no futebol profissional. Grato a todos que tornaram isso possível. Cabeça para cima o melhor ainda está por vir", escreveu ele no Instagram.
No dia 14 de março, o jovem sofreu uma convulsão no hotel em que estava hospedado no Recife. Levado a um hospital, Quiñonez foi diagnosticado com estenose ventricular idiopática, doença que causa o estreitamento do canal que comunica dois ventrículos no cérebro, e foi submetido a uma cirurgia. Ele recebeu alta uma semana depois.
"Esse estreitamento causou um aumento da pressão intracraniana do atleta. Isso levou a um quadro de convulsão. Isso não foi evidenciado antes porque não realizamos com frequência, conforme protocolo da CBF e da Fifa, a tomografia de crânio para o exame admissional. Ele passou por vários clubes e também não foi diagnosticado", explicou o médico do Santa Cruz, João Paulo Lafayette, em vídeo divulgado pelo clube. O médico também afirmou que a recuperação do jogador, que segue fazendo fisioterapia, foi "super bem".
Nesta terça-feira, durante a coletiva de apresentação, o jogador contou que o diagnóstico também foi uma surpresa para ele. "Senti muita dor de cabeça, mas não pensei nunca que eu fosse sofrer uma convulsão e muito menos precisar fazer uma cirurgia, mas quando eu acordei já estava no hospital. Só tenho que agradecer às pessoas que me socorreram", disse o equatoriano.
"Eu estava sempre acostumado a estar jogando e treinando e depois da convulsão tive que ficar descansando e ficar em casa. Então foi muito difícil ficar fazendo fisioterapia e esperando autorização dos médicos para poder voltar, mas graças a Deus me sinto muito bem e confiante para poder ajudar o time", contou o jogador, que ainda não tem data para estrear.
"Garrinxa" equatoriano
O equatoriano Quiñonez começou a carreira nas categorias de base do Universidad Católica e do CS Norte América, do seu país. Apesar da pouca idade, ele também tem passagens pelo Gafanha, de Portugal, e pela seleção sub-20 do Equador.
Considerado muito habilidoso, ele é conhecido como "Garrinxa" do Equador, em referência ao Mané Garrincha. Apesar de ter começado a carreira como atacante e também jogar como lateral-esquerdo, o atleta passou a atuar como meia no Palmeiras, incentivado pelo então treinador do Verdão Vanderlei Luxemburgo e chegou a ser tratado como uma das promessas da base palmeirense. Ao todo, o equatoriano completou 13 jogos com a camisa do Verdão e foi campeão paulista sub-20 no ano passado.
Durante o surto de covid, que atingiu parte do elenco principal do Palmeiras, o jovem foi relacionado por Abel Ferreira e ficou no banco em duas partidas do Brasileiro e da Copa do Brasil, mas não entrou em campo. Logo depois, ele próprio foi diagnosticado com covid interrompendo uma possível sequência no time principal.
Em sua primeira oportunidade como profissional, o jogador chegou por empréstimo ao Santa Cruz para disputar o Campeonato Pernambucano e o Brasileirão Série C.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.