Topo

Para avançar no Paulista, Palmeiras tem de seguir lema de Abel: ganhar tudo

Gabriel Silva, Garcia, Fabinho e Pedro Acácio posam para foto durante treino do Palmeiras - Cesar Greco/Palmeiras
Gabriel Silva, Garcia, Fabinho e Pedro Acácio posam para foto durante treino do Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/04/2021 04h00

A comissão técnica do Palmeiras, publicamente, garante não fazer contas visando a classificação às quartas de final do Paulistão. Mas se quiser vencer todas, como reforça Abel Ferreira em suas entrevistas como um mantra, o Verdão terá de seguir esse lema à risca para continuar sonhando com a vaga na próxima fase do estadual. Hoje (29), o duelo é com a Inter de Limeira, às 22h (de Brasília), no Allianz Parque.

O Grupo C, em que o Palmeiras está inserido, é o que possui o sarrafo mais elevado da competição. Red Bull Bragantino e Novorizontino tiveram apenas uma derrota no torneio e possuem 21 e 18 pontos, respectivamente —contra 12 do Verdão. As duas equipes ainda podem chegar a 27 pontos cada uma. Restam duas rodadas para o time de Bragança (seis pontos) e três para a equipe de Novo Horizonte (nove pontos).

O Palmeiras, por sua vez, tem ainda 12 pontos em disputa. Além do time de Limeira, a equipe vai enfrentar Santo André, Santos e Ponte Preta. Se vencer as quatro partidas que faltam, o time de Abel Ferreira chega aos 24 pontos, torcendo por tropeços dos dois primeiros colocados.

Se fosse considerada uma classificação geral do Paulistão, o Palmeiras estaria classificado com a pontuação que tem hoje. No entanto, como prevê o regulamento, somente os dois melhores times de cada grupo avançam à próxima fase.

Por causa da maratona de jogos que envolveu os resquícios do Brasileirão, Mundial de Clubes e Copa do Brasil do ano passado, além das finais da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, o Palmeiras optou por separar o elenco para minimizar os danos físicos de seus atletas e utilizar os garotos da base.

Na quarta-feira, após a goleada sobre o Independiente Del Valle-EQU pela Libertadores, o técnico prosseguiu com seu desabafo sobre o calendário enfrentado nos últimos meses. E disse que, por causa da sequência, se vê obrigado a escalar, por vezes, um time tomado por jogadores sub-20.

"Eu acho que o Palmeiras é a única equipe que tem o calendário que tem. E depois dizem que a equipe se apresentou fresca. Temos que jogar com o sub-20 no Paulista, e [os jovens] fizeram um bom jogo contra o Mirassol, embora o resultado não fosse o que queríamos agora", afirmou.

Contra o Mirassol, pela rodada anterior do Paulista, apenas Alan Empereur e Matías Viña, além de Weverton, jogaram. Só porque estavam suspensos do confronto com o Independiente del Valle.

Apesar da derrota por 2 a 1 nesse jogo, Abel Ferreira considerou positiva a postura dos jovens atletas e observou boas articulações entre os meio-campistas Fabinho e Bicalho e o atacante Rafael Elias.

Para a partida contra a equipe limeirense, fica a dúvida sobre a manutenção de um time basicamente formado por jovens ou que haja uma combinação com veteranos, dada a pressão para ganhar pontos no campeonato.