Topo

Di María supera prejuízo de R$ 3,3 mi, brilha no PSG e iguala até CR7

Ángel Di María comemora gol pelo PSG - Divulgação/Twitter/PSG
Ángel Di María comemora gol pelo PSG Imagem: Divulgação/Twitter/PSG

Do UOL, em São Paulo

29/04/2021 04h00

Nem só de Neymar e Mbappé vive o Paris Saint-Germain. E Ángel Di María é prova disso. Ontem (28), o argentino igualou a marca de Safet Susic ao se tornar o maior "garçom" do time, com 103 assistências. Ele foi o responsável pelo passe para o gol de Marquinhos na derrota por 2 a 1 contra o Manchester City, pelo jogo de ida das semifinais da Liga dos Campeões.

O recorde pode passar despercebido para muitos, mas mostra a importância de Di María ao PSG. Contratado em 2015 pelo clube francês, o jogador tem sido um dos pilares da equipe na busca pelo inédito título da Champions.

Isso tudo em meio a momentos de turbulência. Não só pelas adversidades em campo, mas principalmente pelos incidentes fora dele. Em março, o jogador chegou a ser substituído durante uma partida do PSG após ter a casa invadida em um sequestro. Ele teve prejuízo de cerca de R$ 3,3 milhões por conta do assalto.

Vale lembrar que o argentino passou por situação semelhante durante a sua apagada passagem pelo Manchester United. Em 2015, o atleta teve a residência assaltada na Inglaterra depois de uma partida. Esse, inclusive, teria sido uma das causas que motivaram o jogador a trocar o Old Trafford pelo Parque dos Príncipes naquele ano.

Adversidades à parte, em campo ele tem correspondido à altura na França. "A forma como Di Maria joga futebol é semelhante à personalidade. Ele não para, é confiável, trabalha muito para a equipe e é gentil e simpático", resumiu em entrevista Thomas Tuchel, ex-técnico do PSG, durante sua passagem pelo clube francês.

Argentino iguala marca de CR7

É bem verdade que o PSG acabou derrotado pelo City no primeiro encontro por uma vaga na decisão da Liga dos Campeões, mas Di María, substituído aos 35 minutos do segundo tempo após a expulsão de Idrissa Gueye, deixou o campo com outra marca expressiva. Ele igualou ninguém menos que Cristiano Ronaldo em passes para gol na competição.

Ao todo, Di María soma 30 assistências na Champions desde a temporada 2010-11. O número é o mesmo registrado por CR7 nos últimos dez anos. No mesmo período, a dupla lidera o ranking de assistências em jogos de mata-mata do torneio. Já são 12 somados por cada um até aqui — o argentino pode superar o português ainda na atual edição.

Além disso, desde que a Uefa passou a contabilizar estatísticas, Di María soma 40 passes para gols em jogos oficiais (mesmo número alcançado por Cristiano Ronaldo). O segundo da lista é Lionel Messi, com 35.

Agora, Di María terá que mostrar mais uma vez que é decisivo para ajudar o PSG a se classificar para a sua segunda final de Liga dos Campeões consecutiva. Após a derrota em Paris, o time comandado por Mauricio Pochettino precisará vencer o Manchester City por dois gols de diferença na Inglaterra. A vitória pela diferença mínima só interessa ao Paris Saint-Germain caso o time marque ao faça três gols — o triunfo por 2 a 1 leva a disputa para a prorrogação.