Topo

Invasão ao Old Trafford teve garrafas atiradas e briga com polícia; assista

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/05/2021 15h01

Novos vídeos do protesto organizado pela torcida do Manchester United no último domingo, (2), foram veiculados nas mídias europeias. Um dos que mais tem chamado a atenção foi o que mostra os conflitos entre os torcedores e a polícia.

Além do ataque por parte dos protestantes, que atiraram garrafas contra os seguranças, os xingamentos também foram registrados. Entre as ofensas citadas estavam: "malditos porcos" e "malditos covardes".

Por mais que o processo tivesse a alcunha pacifica, parte dos presentes levaram a manifestação para o lado da violência, o que foi registrado nas imagens em questão.

Em resposta à agressão, os policiais agiram com cassetetes para afastar a multidão, afinal, o cenário passou a ficar caótico com estilhaços de vidros e agressões físicas e verbais.

O protesto:

Após protesto iniciado no Hotel Lowry, torcedores do Manchester United invadiram Old Trafford para ações contra os Glazers, donos do clube inglês.

Nos arredores do estádio, torcedores entoavam cantos contra a família Glazer, além de exibir faixas e usar sinalizadores. Ed Woodward, diretor executivo do Manchester United, foi também um dos alvos dos protestos e já anunciou que deixará o clube no final da temporada.

O posicionamento do clube:

"Após os eventos de ontem, enquanto muitos torcedores queriam exercer seu direito de protestar e expressar sua opinião pacificamente, alguns pretendiam atrapalhar a preparação da equipe e o próprio jogo.

Relatos na mídia convencional e social de que os manifestantes conseguiram acessar o estádio e o campo por meio de um portão aberto pela equipe do clube estão completamente incorretos.

Depois de quebrar barreiras e segurança no pátio, alguns manifestantes escalaram os portões no final do túnel de Munique, e em seguida, forçaram o acesso a uma porta lateral na arquibancada, antes de abrir uma porta externa que deixava outros passarem para a área do saguão e o gramado .

Uma segunda violação ocorreu quando um manifestante quebrou a porta de um elevador de acesso para deficientes, permitindo que um grupo entrasse na arquibancada.

A maioria dos nossos torcedores condenou e condenará os danos criminais, juntamente com qualquer violência contra os funcionários do clube, a polícia ou outros torcedores, e isso agora se torna um caso de polícia. O clube não deseja que os manifestantes pacíficos sejam punidos, mas trabalhará com a polícia para identificar os envolvidos em atividades criminosas e também emitirá suas próprias sanções a qualquer portador de ingresso de temporada ou membro identificado, de acordo com a política de sanções publicada.

As informações sobre o agendamento do jogo e qualquer possível implicação em outros jogos serão anunciadas após discussão e acordo com a Premier League.

Continuamos comprometidos com o diálogo e envolvimento com nossos fãs por meio do Fórum de fãs e outros canais apropriados."