Flamengo vence LDU com dois de Gabigol, que iguala Zico em Libertadores
O Flamengo superou a altitude e venceu a LDU, do Equador, por 3 a 2, na noite de hoje (4), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores, em um jogo emocionante. O triunfo, que fez com que o time rubro-negro mantivesse os 100% de aproveitamento na competição e a liderança do Grupo G, aconteceu com gols de Gabigol, duas vezes, e Bruno Henrique — Borja e Amarilla fizeram para os donos da casa.
O camisa 9, inclusive, anotou seu 16º gol pelo Flamengo em jogos da Libertadores. Dessa forma, igualou a marca de Zico, maior ídolo da história do clube da Gávea, como grandes artilheiros do clube pelo torneio.
Com o resultado, o Flamengo vai a nove pontos, enquanto a LDU se mantém com quatro. O Vélez, da Argentina, que bateu o La Calera, do Chile, tem três.
Na próxima rodada, a equipe do técnico Rogério Ceni enfrenta o Unión La Calera, do Chile. O Rubro-Negro volta a campo no sábado, contra o Volta Redonda, no Maracanã, pelo segundo jogo da semifinal do Campeonato Carioca.
Aposta no garoto
Com Gerson lesionado, o técnico Rogério Ceni optou por João Gomes no time titular. Arão, que era cotado para a vaga, foi mantido na zaga, formando dupla com Bruno Viana.
Gol cedo
O Flamengo abriu o placar logo no início do jogo. Quando o cronômetro marcava apenas dois minutos, Everton Ribeiro avançou, passou pela marcação e acionou Gabigol. O camisa 9 invadiu a área e bateu para o fundo da rede.
Não valeu!
Os donos da casa chegaram a balançar a rede 10 minutos depois, quando, após cobrança de escanteio, Zunino ficou com a bola e fez, mas a arbitragem apontou que ele estava em posição irregular.
Donos do jogo e golaço
Apesar da altitude, o Flamengo conseguia comandar as ações e ditar o ritmo de jogo. Com espaço no meio de campo e boas trocas de passe, os comandados de Rogério Ceni tinham boa presença no campo de ataque.
A vantagem rubro-negra foi ampliada com um golaço de Bruno Henrique. Depois de a bola passar de pé em pé, Gabigol passou para o camisa 27, que bateu de primeira e mandou no ângulo esquerdo de Gabbarini.
Diego Alves sai no intervalo
O goleiro Diego Alves saiu no intervalo da partida e o Flamengo voltou para o segundo tempo com Hugo. De acordo com publicação do Flamengo, o camisa 1 "sentiu um desconforto na coxa direita. Saiu para ser preservado".
Lei do ex
Atrás no placar, a LDU fez mudanças e foi para cima. A primeira oportunidade foi com Amarilla, que, após bola alçada, pegou sobra, dominou e bateu forte, mas mandou por cima. Logo depois, Martínez Borja, que já passou pelo Flamengo, se antecipou à zaga e tocou para o fundo do gol.
Mudança de cenário e empate
Na parte inicial do segundo tempo, o jogo mudou de panorama. Antes acuada, a LDU passou a ter mais campo, enquanto o Flamengo não conseguia ter a mesma posse e trocar passes como antes. Além disso, mostrava falhas nas tentativas de ligação direta. Dessa forma, os equatorianos conseguiram chegar ao empate. Depois de cruzamento de Arce, Amarilla aproveitou falha na marcação e fez o segundo.
Pênalti para a vitória
Aos poucos, o Fla conseguiu melhorar e, apesar de a LDU ainda ter as melhores oportunidades, a partida ficou mais equilibrada. Na reta final do duelo, Arrascaeta foi lançado por Filipe Luis e foi derrubado na área. Gabigol pegou a bola, bateu e saiu para comemorar. Além de garantir os três pontos, o camisa 9 chegou a 16 gols pelo Rubro-Negro em Libertadores.
Susto no fim
Nos acréscimos, a LDU levou muito perigo com bolas alçadas na área, mas o Flamengo conseguiu se segurar e garantir o triunfo.
FICHA TÉCNICA
LDU 2 X 3 FLAMENGO
Competição: Copa Libertadores
Local: Casablanca, em Quito (EQU)
Dia: 4 de maio de 2021, terça-feira
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Esteban Ostojich (Uruguai)
Assistentes: Nicolas Taran (Uruguai) e Richard Trindad (URU)
Cartões amarelos: Caicedo, Corozo, Pablo Repetto (técnico), Alcívar, Piovi, Espinoza (LDU); Hugo, Diego, Gabigol (FLA)
Cartão vermelho:
Gols: Gabigol, do Flamengo, aos 2'/1ºT; Bruno Henrique, do Flamengo, aos 30'/1ºT; Martínez Borja, da LDU, aos 4'/2ºT; Amarilla. da LDU, aos 15'/2ºT; Gabigol, do Flamengo, aos 38'/2ºT
LDU: Gabbarini, Luis Caicedo (Muñoz), Ordóñez e Corozo (Quintero); Perlaza, Alcívar e Piovi (Espinoza), Zunino (Amarilla) e Arce; Cruz (Ayala) e Martínez Borja. Técnico: Pablo Repetto
Flamengo: Diego Alves (Hugo), Isla, Arão, Bruno Viana (Gustavo Henrique) e Filipe Luis; Diego, João Gomes (Hugo Moura), Everton Ribeiro (Vitinho) e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol (Renê). Técnico: Rogério Ceni
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir UOL Flamengo, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music e YouTube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.