Champions: Manchester City e Chelsea farão 3ª final inglesa da história
Está definida a final da Liga dos Campeões 2020/21, em Istambul, na Turquia. Manchester City e Chelsea protagonizarão a decisão no dia 29 de maio, no Estádio Atatürk.
Pela terceira vez na história da competição da Uefa dois clubes ingleses farão a decisão, a primeira delas foi na temporada 2007/08 e a segunda em 2018/19.
Manchester United x Chelsea
Em 2008, os dois finalistas foram Manchester United e Chelsea. O vencedor do ano foram os Reds Devils, que eram comandados por ninguém menos do que Alex Ferguson. A partida terminou em 1 a 1 no tempo real e prorrogação, no Estádio Luiniki, em Moscou.
Nos pênaltis, o resultado por 6 a 5 deu o título para o Manchester United. Na ocasião, Cristiano Ronaldo perdeu sua cobrança, mas Terry e Anelka também não marcaram pelo Chelsea. Esta foi a terceira vez que o clube levantou a 'orelhuda'.
Liverpool x Tottenham
Já na segunda final inglesa da história, o Liverpool derrotou o Tottenham por 2 a 0. O confronto foi no Estadio Wanda Metropolitano, na Espanha.
Na ocasião, o jogo acabou no tempo normal para os comandados de Jurgen Klopp. Com gols de Salah e Origi, o time inglês conquistou seu sexto título da Champions.
Manchester City x Chelsea
Dos dois finalistas deste ano, o Manchester City fará uma participação inédita na final do torneio, afinal, nunca tiveram a oportunidade de chegar nesta fase da competição europeia.
Já o Chelsea terá sua terceira oportunidade na decisão. A primeira, como dito anteriormente, sofreu o revés contra o Manchester United, e a segunda levou a melhor contra o Bayern de Munique, em 2012, levantando a 'orelhuda' pela primeira e única vez.
As trajetórias dos finalistas
Comandados por Pep Guardiola, o Manchester City fez 16 pontos e terminou como líder de seu grupo. O aproveitamento foi de cinco vitórias e um empate. Nas oitavas de final, os ingleses deixaram o Borussia Mönchengladbach para trás e enfrentaram o Borussia Dortmund, que também não foram suficientes para bater De Bruyne e seus companheiros.
Na semifinal, o adversário da vez foi o Paris Saint-Germain. O jogo de ida terminou em 2 a 1 para o City e a volta 2 a 0, o que carimbou a vaga para a grande final na primeira vez em sua história.
Já o Chelsea, comandado por Thomas Tuchel terminou a fase de grupos com 14 pontos. Ao todo, foram quatro vitórias e dois empates. Nas oitavas de final, o time inglês deixou o Atlético de Madri para trás e enfrentou o Porto, nas quartas.
A semifinal foi contra o maior campeão do torneio, o Real Madrid. Após o empate no jogo de ida, o Chelsea venceu por 2 a 0 a volta e garantiu a vaga na final pela terceira vez em sua história.
Como Neymar ligou chance de ser melhor do mundo à Champions League
Você acha que Neymar vai conquistar, um dia, o título de melhor do mundo? A possibilidade existe, mas existe uma coisa no caminho: a Liga dos Campeões. O UOL Esporte Explica, com Domitila Becker, explica como a saída do Barcelona ligou, obrigatoriamente, a conquista da Champions a uma coroação do brasileiro como melhor do planeta. Veja:
Outros capítulos de UOL Esporte Explica:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.