Fifa copia NFL e terá tenda médica para teste de concussão na Copa do Mundo
Preocupada com as concussões no futebol, a Fifa vai copiar a NFL e terá observadores em tendas nos jogos da próxima Copa do Mundo, que será disputada no Catar. A revelação foi feita por Andrew Massey, ex-médico do Liverpool e atual diretor do Departamento Médico da Fifa, no canal interno da própria federação no Youtube.
"Todas as competições da Fifa terão replay e tendas com observadores de concussão, que vão passar as informações para os bancos da equipe, se necessário. Isso vai tornar as coisas muito mais seguras", disse Massey, que alegou que os médicos nem sempre conseguem ter a percepção necessária dos choques.
A prática já é utilizada na NFL, liga profissional de futebol americano, desde 2012 e acontecerá de forma inédita no futebol. No Campeonato Inglês, há a possibilidade de substituição extra em caso de concussão dos atletas, mas não há um observador atuando nas partidas.
A principal meta da Fifa é identificar as "bandeiras vermelhas", situações de perigo para os atletas que sofrem um choque de cabeça e tirar a pressão sobre os médicos de clubes e seleções. Massey justificou utilizando o exemplo de Mohamed Salah em 2019. "Seria negligente da minha parte não dizer que pensei [nas consequências] de tirá-lo. Precisávamos vencer a partida para ganhar o campeonato e tínhamos a Liga dos Campeões chegando. Isso (deixar ele em campo) passou pela minha cabeça. Não deveria ter feito porque era simples, mas essa foi a minha experiência", revelou.
O lance relatado por Massey ocorreu em uma partida contra o Newscastle, pelo Campeonato Inglês, dias antes do confronto de volta contra o Barcelona pela semifinal da Liga dos Campeões. Na ocasião, o Liverpool havia perdido o primeiro jogo por 3 a 0 e precisava reverter a vantagem. Salah, a estrela da equipe, foi vetado da partida por conta da concussão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.