Ídolo do Barcelona, Luís Suárez tem chance de se vingar após ser descartado
Uma saída conturbada do Barcelona deixou marcas em Luis Suárez. Pouco mais de sete meses após ser colocado na lista de transferências, o atacante uruguaio terá a chance de reencontrar o clube do qual é ídolo, mas que o considerou velho demais para seguir no elenco. Agora com 34 anos, Luisito é peça fundamental no sonho do Atlético de Madri de conquistar o Campeonato Espanhol. Uma vitória amanhã (8), em pleno Camp Nou, deixará a taça mais perto de Madri e mais longe de Barcelona.
Suárez deixou o Barcelona como o terceiro maior artilheiro da história do clube, com 198 gols em seis temporadas, e com 13 títulos conquistados. Vindo de mais uma temporada decepcionante, os catalães decidiram reformular a equipe, e o uruguaio foi dispensado. A decisão incomodou Lionel Messi, que se manifestou publicamente na época.
"Vai ser estranho te ver com outra camisa e muito mais para te enfrentar. Você merecia se despedir pelo que é: um dos jogadores mais importantes da história do clube, conquistando coisas importantes tanto em grupo quanto individualmente. E não ser demitido como fizeram. Mas a verdade é que neste momento nada me surpreende", escreveu.
Messi poderia ter reencontrado Suárez ainda no primeiro turno, mas um surto de covid-19 na seleção uruguaia tirou o atacante do confronto. Quis o destino que a primeira partida de Luisito contra seu ex-clube fosse no estádio em que fez história e em um momento decisivo da competição.
O Atlético de Madri lidera o Campeonato Espanhol com 76 pontos, faltando quatro rodadas, à frente de Barcelona e Real Madrid por apenas dois pontos. Uma derrota em casa praticamente tiraria o Barcelona da disputa.
"Luis foi um jogador muito importante para o Barcelona, um dos maiores ídolos do clube, não só pela quantidade de gols, mas pela quantidade de títulos que conquistou. O reencontro vai ser especial não só para ele, mas para os ex-companheiros de Barcelona também", opinou Javier Mascherano, ex-companheiro de Luis Suárez no Barcelona, durante um evento promovido por La Liga na última quarta-feira (5).
Depois que deixou o Barcelona, Suárez não escondeu a decepção com a maneira como o clube tratou a negociação. Em um evento em outubro passado, ele revelou ter chorado durante o período da dispensa. Meses depois, o uruguaio explicou que o fato de o Barcelona ter usado a idade para dispensá-lo foi o que mais incomodou.
"O que realmente me incomodou foi que me disseram que eu era mais velho e que não podia mais jogar no mais alto nível, estar ao nível de uma grande equipe. Isso é o que me desagradou. O Barcelona me despediu. (...) Eu merecia um certo respeito. Com todo o meu orgulho, disse a mim mesmo que iria provar o meu valor. E é por isso que me senti atraído por jogar no Atlético de Madri, um clube ambicioso", disse na época.
Suárez tem sido fundamental para o Atlético de Madri na temporada. Ele é o quarto maior goleador do Campeonato Espanhol, com 19 gols em 28 jogos. Às 11h15 (de Brasília) de amanhã, ele terá a chance de mostrar ao Barcelona que sua saída foi um erro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.