Juventus pode ser excluída do Campeonato Italiano se não deixar Superliga
O presidente da Federação Italiana de Futebol, Gabriele Gravina, ameaçou hoje excluir a Juventus da Série A do Campeonato Italiano se o clube não deixar a Superliga.
"Se a Juventus não respeitar as regras, estará fora também para nós. Ela será excluída no momento de se inscrever para a próxima edição do Campeonato Italiano, caso não tiver se retirado da Superliga", disse Gravina.
A Superliga Europeia é um projeto que alguns dirigentes do futebol europeu têm defendido há alguns anos. Com a pandemia do novo coronavírus, alguns deles se uniram para tentar emplacar o projeto. Entretanto, por pressão da Fifa, Uefa, confederações nacionais e de suas próprias torcidas, nove, dos 12 clubes, desistiram do projeto.
Os clubes envolvidos na Superliga foram Atlético de Madri, Barcelona e Real Madrid (Espanha), Internazionale, Juventus e Milan (Itália), Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham (Inglaterra). Destes, só Real, Barça e Juve não se desligaram oficialmente, mas aceitaram a derrota.
Na prática, a Superliga seria um torneio continental com a participação de 20 clubes, dos quais 12 (os fundadores) não precisariam se classificar nem seriam rebaixados. A competição faria frente com a Liga dos Campeões e seria controlada por times, não mais por instituições como Fifa e Uefa.
Em cerca de 48 horas, todo o sistema planejado para o torneio bilionário ruiu. Os times ingleses foram os primeiros a saltar do barco, o que foi suficiente para que outros times fizessem o mesmo.
*Com informações da Ansa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.