Topo

Cruzeiro e Atlético-MG mostram interesse por joia venezuelana Matías Lacava

Matías Lacava foi citado como uma das dez principais promessas do futebol venezuelano - Divulgação/Puerto Cabello
Matías Lacava foi citado como uma das dez principais promessas do futebol venezuelano Imagem: Divulgação/Puerto Cabello

Guilherme Piu e Henrique André

Do UOL, em Belo Horizonte

16/05/2021 04h00

Dois rivais em momentos completamente distintos, mas com interesses comuns no mercado da bola. Atlético-MG e Cruzeiro voltam os olhos para o jovem Matías Lacava, de 18 anos, joia do futebol venezuelano que atua pelo Puerto Cabello, da primeira divisão no país vizinho.

O Cruzeiro, segundo apurou o UOL Esporte, tem o nome inserido na lista de interesses após o departamento de análise de desempenho e mercado avaliar as características e números do jovem jogador.

De acordo com o jornalista venezuelano Mario Alberto Sánchez, do programa "El Mundo es un Balón", o Cruzeiro apresentou proposta oficial ao Puerto Cabello por Matías Lacava.

"Hoje a Academia Puerto Cabello recebeu uma oferta formal para o meio-campista Matías Lacava do Cruzeiro brasileiro. A diretoria do clube venezuelano estará analisando a oferta para tomar uma decisão sobre seu jovem jogador", publicou Sánchez em sua conta oficial no Twitter.

Promovido à equipe principal do Puerto Cabello no ano passado, Lacava terminou a temporada de 2020 com sete gols marcados em 15 jogos. O jogador, por suas atuações, tem sido presença constante nas convocações da seleção sub-23 da Venezuela.

Números que despertaram também a atenção do Atlético-MG, que tenta atravessar o negócio do arquirrival Cruzeiro. A diretoria de futebol de base do Galo enviou um documento demonstrando intenção de abrir negociação por Matías Lacava.

"Confirmamos que estamos interessados na contratação do jogador Matías Lacava e por esse motivo perguntamos se o seu clube e o referido jogador estariam interessados em abrir tratativas para o início de um acordo de transferência para o Atlético Mineiro", diz parte da oferta do Galo ao clube venezuelano.

Matías Lacava teve o nome incluído na lista das 10 principais promessas do futebol venezuelano e recebeu elogios do Word Football Index, um site especializado em futebol.

"Poucos se encantaram nos gramados da Liga FUTVE [Campeonato Venezuelano] em 2020 como este ex-prospecto das academias de Barcelona, Lazio e Benfica. Lacava conseguiu marcar sete gols em 15 jogos no ano passado e levou o Academia Puerto Cabello a uma campanha histórica, apesar de ter iniciado a temporada com apenas 17 anos. Seja na ala ou como 10, Lacava é um jovem que até os defensores veteranos deveriam temer", publicou.

Para contratar Lacava, o Atlético-MG teria o aporte do investidor Rubens Menin, mecenas que já injetou quase R$ 400 milhões no departamento de futebol do clube. Já o Cruzeiro, que vive grave crise financeira, também precisaria de investimentos externos, já que enfrenta dificuldades até para pagar salários.