Topo

Vasco

Na mira do Lyon, Henrique puxa fila do quinteto fora dos planos no Vasco

Lateral esquerdo Henrique está com negociações avançadas para trocar o Vasco pelo Lyon, da França - Rafael Ribeiro / Vasco
Lateral esquerdo Henrique está com negociações avançadas para trocar o Vasco pelo Lyon, da França Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/05/2021 04h00

Causou surpresa na torcida do Vasco a notícia vinda da França do interesse do Lyon em Henrique. O lateral esquerdo está fora dos planos do técnico Marcelo Cabo e encabeça uma lista que tem mais quatro jogadores que treinam em horários alternativos desde o início da temporada enquanto aguardam uma definição sobre o futuro. São eles o zagueiro Werley, o lateral esquerdo Neto Borges, o volante Marcos Júnior e o meia Lucas Santos.

Werley, de 32 anos, tem contrato até dezembro de 2022. Neste período, recebeu algumas sondagens, mas nenhuma que tenha lhe agradado. Por ora, o defensor também ainda não chegou a um acordo com a diretoria para uma rescisão amigável.

Neto Borges, de 24 anos, pertence ao Genk, da Bélgica, e seu contrato de empréstimo vai até 30 de julho deste ano. Seu estafe se articula para que ele retorne à Europa na próxima janela de transferências.

Marcos Júnior, de 26 anos, tem contrato com o Vasco até 31 de dezembro de 2021 e também segue sem algum encaminhamento de transferência. Além dos treinos no Cruzmaltino, ele tem realizado atividades físicas de maneira particular.

Lucas Santos, de 22 anos, é formado nas categorias de base do Vasco, onde carregou o rótulo de promessa. No profissional, porém, ele ainda não conseguiu corresponder, mesmo após um período de empréstimo no CSKA, da Rússia. Seu contrato vai até 31 de dezembro de 2022. O jovem pode ser utilizado como moeda de troca.

Quinteto ainda não recebeu

Zagueiro Werley Vasco Kappa - Rafael Ribeiro / Vasco - Rafael Ribeiro / Vasco
Zagueiro Werley tem contrato com o Vasco até dezembro de 2022 e é um dos que estão fora dos planos
Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

Além do fato de não estarem treinando com o grupo principal do Vasco, Henrique, Werley, Marcos Júnior, Neto Borges e Lucas Santos têm em comum o fato de ainda não terem recebido salários desde que foram colocados em atividades em horários alternativos, diferentemente do restante dos jogadores que tiveram grande parte dos seus vencimentos pagos recentemente. A situação tem deixado o quinteto bastante contrariado.

Pikachu e Miguel puxaram fila dos negociados

Yago Pikachu rescindiu com o Vasco e assinou contrato com o Fortaleza por duas temporadas - Leonardo Moreira / FEC - Leonardo Moreira / FEC
Yago Pikachu rescindiu com o Vasco e assinou contrato com o Fortaleza por duas temporadas
Imagem: Leonardo Moreira / FEC

Após o rebaixamento, o Vasco conseguiu negociar quatro jogadores que não estavam nos planos: Yago Pikachu rescindiu e acertou com o Fortaleza. O volante Léo Gil também acertou seu distrato com o clube e foi para o Colo-Colo (CHI). O atacante Gustavo Torres foi devolvido ao Atlético Nacional (COL) e o goleiro Fernando Miguel foi emprestado para o Atlético-GO.

Além disso, a diretoria decidiu não renovar com o zagueiro Marcelo Alves e o atacante Ygor Catatau. Ambos foram para o Vitória.

Juninho confirma interesse em Henrique

Lateral esquerdo Henrique e Juninho Pernambucano quando atuaram juntos pelo Vasco em 2013 - Reprodução / Vasco TV - Reprodução / Vasco TV
Lateral esquerdo Henrique e Juninho Pernambucano quando atuaram juntos pelo Vasco, em 2013
Imagem: Reprodução / Vasco TV

O lateral esquerdo Henrique está bem próximo de acertar com o Lyon. O UOL Esporte conversou rapidamente com Juninho Pernambucano, que é diretor-executivo de futebol do clube francês, que garantiu que há "grandes chances". Até aqui, o Vasco foi o único time que o jogador de 27 anos defendeu na carreira e onde foi revelado. No total, foram 192 partidas e um gol.

O Lyon já conta no elenco com os brasileiros Lucas Paquetá, Bruno Guimarães, Thiago Maia e Marcelo. Na comissão técnica há Claudio Caçapa e na direção-executiva de futebol o ídolo Juninho Pernambucano, que jogou com Henrique em 2013 no Vasco.

Vasco