Topo

Ceará vence Bolívar e fica perto da próxima fase da Sul-Americana

Lima marcou o primeiro gol do jogo para o Ceará - Felipe Santos / Ceará SC
Lima marcou o primeiro gol do jogo para o Ceará Imagem: Felipe Santos / Ceará SC

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

20/05/2021 21h18

O Ceará venceu o Bolívar por 2 a 0, na noite de hoje (20), na Arena Castelão, em Fortaleza, e garantiu a liderança do Grupo C da Copa Sul-Americana. A partida, válida pela 5ª rodada da fase de grupos, teve gols assinalados por Lima, aos 43 minutos do primeiro tempo, e por Vina, de pênalti, aos 38 do segundo. Com nove pontos, o Ceará enfrentará o Jorge Wilstermann, no dia 27, para fechar a participação na primeira fase e precisa somente de uma vitória simples para avançar à fase de mata-mata.

Os cearenses são seguidos de perto pelo Arsenal de Sarandí, com oito pontos, na segunda posição da tabela. Os argentinos torcem pelo tropeço do Vozão e buscam a vitória diante do Bolívar para avançar também no dia 27. Somente o primeiro colocado de cada grupo passa para a próxima fase do torneio continental.

Primeiros minutos são de poucas emoções

Os dez primeiros minutos do jogo foram apáticos para os dois times que dividiam as ações, mas sem conseguir fazer pressão nas áreas adversárias. As melhores jogadas eram iniciadas pelo Ceará com Felipe Vizeu, apertando a marcação em Roberto Fernández, e Mendonza apostando nos chutes de longe. O Bolívar, por outro lado, se moldou para aproveitar boas chances de contragolpe com Rey.

Ceará parte para cima em duas oportunidades seguidas

O Vozão mostrou vontade de marcar em duas oportunidades seguidas com apenas um minuto de diferença. Aos 19 minutos em cobrança de falta, Vina bateu direto para o gol, a bola passou pela barreira e Cordano defendeu. Aos 20 minutos, Vina, novamente, lançou na área do Bolívar, Gabriel Dias cabeceou para o meio e Messias arriscou de cabeça na cara do gol, mas o goleiro apareceu mais uma vez para fazer milagre.

Vozão abre o placar no final do primeiro tempo

O gol que abriu o placar saiu aos 43 minutos do primeiro tempo. Após jogada iniciada no meio do campo, Mendonza roubou a bola e tocou para Vina na entrada da área, que passou para Lima na ponta esquerda. O camisa 45 levou para a perna direita e chutou para a meta de Cordano, inaugurando o marcador.

Bolívar volta para a segunda etapa com pressa pelo empate

Os bolivianos voltaram para o segundo tempo com pressa para igualar o marcador. Com apenas 2 minutos de partida, a equipe chegou ao ataque, mas Oliveira faz o corte na área. Um minuto depois o Bolívar foi trocando passes no ataque, Rodríguez tocou para Saavedra na entrada da área e o meia arriscou para o gol, mas mandou para fora. O Ceará descontou aos sete minutos com Vizeu mandando na meta de Cordano após passe de Lima.

Vina é derrubado, marca de pênalti e garante liderança para o Ceará

Vina foi derrubado na área aos 38 minutos, e o árbitro assinalou pênalti. o próprio meia bateu no canto do gol, o goleiro Cordano ainda tentou chegar na bola, mas não conseguiu impedir o segundo do Vovô no jogo. O gol que decretou números finais à partida e a liderança do Vozão no grupo C foi o terceiro de Vina na temporada.

FICHA TÉCNICA
CEARÁ 2 X 0 BOLÍVAR (BOL)
5ª RODADA SUL-AMERICANA

Estádio: Arena Castelão
Árbitro: José Argote (VEL)
Assistentes: Carlos Lopez (VEL) e Yackson Dias (VEL)
Cartões amarelos: Oliveira (CEA), Vina (CEA), Saulo Mineiro (CEA), Villamíl (BOL) e Saavedra (BOL)
Gols: Lima (CEA), aos 43 minutos do primeiro tempo (1-0); Vina (CEA), aos 37 minutos do segundo tempo (2-0).

Ceará: Richard, Gabriel Dias, Messias, Luiz Otávio, Bruno Pacheco, Oliveira (Fernando Sobral), Charles, Lima (Saulo Mineiro), Vina (Jorginho), Mendoza (Yony González) e Felipe Vizeu (Jael). Técnico: Guto Ferreira.

Bolívar: Cordano, Diego Bejarano, Guitián, Quinteros, Roberto Fernández, Hernán Rodríguez (Bruno Miranda), Villamíl, Saavedra, Leonel Justiniano (Granell, Rey (Sadiku) e Leonardo Ramos. Técnico: Natxo González.