Topo

Lesão de Veríssimo causa críticas a Jesus em Portugal e alerta na seleção

O zagueiro do Benfica Lucas Veríssimo, em abril de 2021. Ele se lesionou ontem (19) em jogo que não valia nada - Jose Manuel Alvarez/Quality Sport Images/Getty Images
O zagueiro do Benfica Lucas Veríssimo, em abril de 2021. Ele se lesionou ontem (19) em jogo que não valia nada Imagem: Jose Manuel Alvarez/Quality Sport Images/Getty Images

Gabriel Carneiro e Gabriela Brino

Do UOL, em São Paulo

20/05/2021 04h00

Único nome inédito da seleção brasileira na convocação mais recente do técnico Tite, o zagueiro Lucas Veríssimo pode ser cortado por causa de uma lesão muscular. Ele foi substituído aos 23 minutos do primeiro tempo da partida do Benfica de ontem (19), contra o Vitória de Guimarães, pela última rodada do Campeonato Português, e fará exames mais detalhados ao longo do dia para saber a gravidade do problema.

Em Portugal, a lesão do jogador gerou críticas ao técnico Jorge Jesus por causa da escalação num jogo que não valia nada, já que o Benfica não tinha como sair da terceira posição. Para piorar, o time decide a Taça de Portugal no domingo, às 16h30, contra o Braga, e muito provavelmente não terá seu zagueiro titular à disposição.

Já na seleção brasileira, o alerta está ligado. A apresentação dos jogadores está prevista para o fim de semana dos dias 29 e 30 para que até dia 31 (segunda-feira) o grupo esteja completo na Granja Comary. Lucas Veríssimo, portanto, teria poucos dias de recuperação. O primeiro jogo pelas Eliminatórias da Copa do Qatar será em 4 de junho. Depois a seleção entra em campo dia 8 e no dia seguinte há uma nova convocação, desta vez para a Copa América. O zagueiro do Benfica é dúvida para todo este calendário.

Lucas Veríssimo sentiu dores semelhantes às de um estiramento no músculo posterior da coxa direita — tanto é que ele mesmo fez o gesto de rompimento, abertura, com as mãos no momento. Segundo apurou o UOL Esporte, o clima é de pessimismo em meio ao estafe do jogador e também nos bastidores do Benfica. A sensação é de que, mesmo se o brasileiro tiver sofrido uma lesão simples, precisaria talvez de até 15 dias para se recuperar totalmente, o que causaria o corte na seleção.

O padrão da CBF em caso de problemas físicos de jogadores convocados é o contato entre o médico da seleção Rodrigo Lasmar e o departamento médico do clube, que dá informações e na maioria das vezes compartilha resultados de exames. O monitoramento segue em conjunto com a área física, capitaneada pelo preparador Fábio Mahseredjian.

Veríssimo - Reprodução/Sport TV - Reprodução/Sport TV
O jogador sentiu as dores enquanto corria para marcar um adversário e já foi ao chão. Depois, fez expressão de revolta
Imagem: Reprodução/Sport TV

Já houve casos em que os profissionais da seleção confiaram na recuperação do jogador a tempo de ser aproveitado na data Fifa, como foi com Richarlison em outubro e Neymar em novembro. Ambos se apresentaram em fase final de tratamento de lesão, mas o primeiro conseguiu entrar em campo e o segundo precisou ser cortado porque não se recuperou. As próximas horas serão fundamentais.

Revelação das categorias de base do Santos, Lucas Veríssimo está no Benfica desde fevereiro e já conquistou a titularidade, com 17 jogos disputados. Ele foi convocado pela primeira vez na semana passada e mostrou muita felicidade com a conquista.

Além dele, foram chamados os titulares Marquinhos e Thiago Silva, além de Éder Militão, do Real Madrid. Entre os zagueiros convocados recentemente por Tite que podem substituir uma eventual ausência de Veríssimo estão Felipe (Atlético de Madri), Rodrigo Caio (Flamengo) e Diego Carlos (Sevilla).