Topo

Corinthians foca em Aguirre e apresenta proposta ao uruguaio ainda hoje

Diego Aguirre já passou por São Paulo, Atlético-MG e Internacional  - Ale Cabral/AGIF
Diego Aguirre já passou por São Paulo, Atlético-MG e Internacional Imagem: Ale Cabral/AGIF

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

21/05/2021 15h53

Diego Aguirre é o alvo do Corinthians após a negativa de Renato Gaúcho. O perfil do treinador uruguaio é visto com entusiasmo pela diretoria de futebol do Timão e uma proposta deve ser apresentada nas próximas horas. O estafe do comandante já está ciente do interesse do clube do Parque São Jorge e conta com a vontade do treinador em voltar a trabalhar no futebol brasileiro para fechar negócio.

Embora seja estrangeiro, Aguirre tem uma história longa com o Brasil e isso tem sido levado em conta pelo Corinthians.

O treinador já passou por Internacional, Atlético-MG e São Paulo e não teria dificuldade com a língua portuguesa e a cultura local. Pesa na decisão, o fato de o uruguaio contar com o respeito do elenco e o respaldo da torcida nas redes sociais.

Ainda não há uma proposta na mesa, mas ela será feita em moldes parecidos aos apresentados aos representantes de Renato Gaúcho.

O Corinthians pretende oferecer um contrato mais longo e um salário compatível com os oferecidos no mercado. Há ainda a possibilidade de contratar um ou outro reforço no segundo semestre visando a disputa do Campeonato Brasileiro.

O treinador está sem clube desde que deixou o comando do Al-Rayyan do Qatar no fim da última temporada. Há o interesse por parte de Diego Aguirre e sua família em retomar o trabalho no Brasil e ficar mais próximo do Uruguai. A diretoria do Corinthians conta com esta informação para fechar rapidamente um negócio.

Por que Aguirre?

O Plano A do Corinthians era trazer Renato Gaúcho, mas o treinador agradeceu e recusou a proposta. Outros nomes estavam sendo debatidos e tinham prioridade, mas após reunião na manhã desta sexta (21), a diretoria optou pelo perfil de Aguirre, que possui grande respaldo com o elenco e também no mercado sul-americano. A ideia é não fazer apostas neste momento e trazer um treinador que seja a imagem da reconstrução do clube.

Apesar disto, como as negociações ainda não avançaram e o clube não teve a oportunidade de apresentar seu projeto de longo prazo ao uruguaio, alguns nomes que estavam em pauta, como o de Dorival Júnior, não foram descartados internamente.