Inter: voz de Fernandão é recriada com algoritmo e entrevistas antigas
A apresentação do uniforme reserva do Internacional chamou atenção da torcida por usar a voz de Fernandão em leitura de texto inédito. O clube e a Adidas, fornecedora de material esportivo, usaram recurso tecnológico para escanear a voz do ídolo e produzir a narração do vídeo que relembra o título do Mundial de Clubes de 2006, diante do Barcelona. A conquista é homenageada na camisa.
Chamada de "camisa II", a peça branca tem pequeno detalhe em vermelho na região da nuca. O sign-off remete Yokohama, cidade japonesa onde o Inter venceu o Barcelona, há 15 anos.
A pedido do UOL Esporte, a Adidas detalhou o processo de reconstrução da voz de Fernandão. Capitão colorado nos títulos da Copa Libertadores e Mundial de 2006, ele morreu em acidente de helicóptero em junho de 2014.
Segundo a fornecedora, foi desenvolvido um algoritmo de reconhecimento e reconstrução de voz. O sistema foi usado para coletar dados a partir de áudios de entrevistas de Fernandão. Com isto, a ferramenta gerou uma voz eletrônica com tom aproximado do timbre e entonação do ex-atacante.
Ou seja, a voz de Fernandão foi simulada artificialmente e deu vida ao texto que nunca foi lido em vida pelo ex-jogador.
"O material aproxima ainda mais a trajetória do time à paixão de quem o impulsionou até a vitória ao trazer também depoimentos de sócios-torcedores. Dos que cruzaram o mundo e viram de perto a vitória aos que nasceram à época e cresceram orgulhosos do time do coração, o vídeo traz relatos dos colorados que viveram esse momento inesquecível à sua maneira, e que tiveram histórias de vida cruzadas com a conquista", diz nota de lançamento do uniforme branco do Inter.
Além da voz recriada de Fernandão, o lançamento contou com a presença de Enzo Costa, filho do ex-camisa 9 do Inter. Iarley, colega de time em 2006, também esteve na sessão de fotos usada para divulgar a camisa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.