Topo

Cruzeiro

Chegada de novatos tira espaço de jovens da base no Cruzeiro de Conceição

Weverton, de apenas 18 anos, pode perder a vaga no time titular com a chegada de novatos ao Cruzeiro - Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Weverton, de apenas 18 anos, pode perder a vaga no time titular com a chegada de novatos ao Cruzeiro Imagem: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

23/05/2021 04h00

O esboço do técnico Felipe Conceição para a Série B do Campeonato Brasileiro, indica que atletas experientes e forasteiros, que chegaram ao Cruzeiro recentemente, estão à frente dos jogadores formados na base azul na lista de prioridades do treinador. O fato contrasta com a situação financeira do clube, ainda ruim —dentro do Cruzeiro, antigos diretores já afirmaram que o uso das categorias de base seria aumentado visando lucro com transações futuras dos atletas revelados.

Com a chegada de Joseph, um "multitarefas" que atua na zaga, na lateral e no meio-campo, o jovem Weverton, de 18 anos, deve perder vaga no time principal. Chamado de versátil pelo presidente Sérgio Santos Rodrigues, o ex-jogador do América-MG foi escalado no empate em 1 a 1 com o Boa Vista-RJ no jogo-treino realizado ontem no centro de treinamento celeste.

Anunciado como lateral-direito, Joseph, na primeira oportunidade, apareceu na zaga, posição em que teve mais oportunidades no Coelho. "Estou satisfeito pela movimentação, pelo controle do jogo, pelo padrão, pela estreia do Joseph e do Flávio. Eles entraram e entraram bem. É o que falei: eles terão uma adaptação rápida, não vão sentir, pois são atletas que já conheço. E a gente está cada vez mais forte, botando um tijolinho de cada vez, melhorando o processo, ajustando o elenco. E com certeza a gente vai fazer uma grande Série B", disse Conceição, citando também outro reforço também vindo do América-MG.

No time titular do Cruzeiro apenas o lateral-esquerdo Matheus Pereira e o volante Adriano foram formados na base. Pereira, inclusive, foi preterido no começo do ano. Ele só permaneceu no time pelo fiasco que foi a contratação de Alan Ruschel, emprestado ao América-MG na negociação que trouxe o volante Flávio à Toca II.

Outros da base sem espaço

Outros jogadores revelados no Cruzeiro podem perder ainda mais espaço. O zagueiro Paulo, de 19 anos, e o meia Marco Antônio, de 20, foram avisados nas últimas semanas que poderiam buscar negociações por empréstimos a outros clubes. O Cruzeiro não se pronunciou a respeito das eventuais liberações, mas o empresário do defensor comentou o assunto na rede social.

"Paulo renovou seu contrato em novembro, faltando dois meses para terminar seu primeiro vínculo com o Cruzeiro. Mesmo com salários atrasados, ele confiou no plano de carreira apresentado a ele pelo Deivid e não queria sair, do clube que o formou, pelas portas do fundo. Infelizmente, após terminar o ano com o titular com o Felipão, ele não foi utilizado e nem sequer relacionado para vários jogos do Mineiro, o que não era o que tinha sido teoricamente programado. Respeitamos as decisões técnicas e vamos avaliar o que é melhor para o prosseguimento da carreira do mesmo", disse Bruno Vicintin, agente do atleta.

"Queremos Neymares"

Com inúmeros problemas administrativos nas categorias de base, incluindo salários e ajudas de custo a atletas em atraso e processos na Câmara Nacional de Resolução e Disputas (CNRD), o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, afirmou que tem como objetivo formar "Neymares" — em referência ao craque brasileiro que atua no Paris Saint-Germain (FRA) — e não ganhar títulos na base.

"Desde que eu entrei, existe uma coisa chamada covid, muita gente morrendo por isso por causa disso. A gente vê que categorias inferiores não estão treinando, não tem torneio. Eu sou cobrado às vezes 'ah, quero ter oportunidade no Cruzeiro e não consigo'. Não consegue por isso, até por questões locais. BH, especificamente, é uma das cidades que ficou fechada por mais tempo, as restrições aqui são até maiores que em outras cidades. Então realmente temos, sobretudo nas categorias inferiores, sub-15, sub-14, um congelamento por causa disso. No sub-17 e sub-20, eles já estão tendo competições. A gente sabe que o resultado é de médio prazo. Não é nosso objetivo. Tanto é que eu pergunto: quantos títulos de base que o Neymar ganhou? Nenhum. Pois é. Nosso objetivo não é ganhar título na base, quero ter Neymares", declarou o dirigente em entrevista ao Clube Ligados, canal no Youtube.

Cruzeiro