Topo

Gaúcho - 2021

Final do Gaúcho testa supremacia do Grêmio contra "próximo passo" do Inter

Gre-Nal decide o Campeonato Gaúcho na tarde de hoje na Arena do Grêmio - Pedro H. Tesch/AGIF
Gre-Nal decide o Campeonato Gaúcho na tarde de hoje na Arena do Grêmio Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

23/05/2021 04h00

O Gauchão de 2021 se decide hoje (23). Em campo, a partir das 16h (de Brasília), o Grêmio defende a supremacia que possui no Rio Grande do Sul. Basta empatar para erguer a taça do Estadual pelo quarto ano seguido. Já o Inter ainda mira o "próximo passo" de seu processo de retomada do protagonismo.

O passado recente do Colorado foi acompanhado por um termo que já incomoda a torcida: reconstrução. Desde que disputou a Série B, na temporada 2017, o mantra repetido nos corredores do Beira-Rio é que o clube passa por um processo de recolocação no cenário nacional.

Mas o período de retomada está durando mais do que o esperado. Depois de "bater na trave" nos dois últimos anos, com o vice da Copa do Brasil de 2019 e o amargo segundo lugar no Brasileiro passado, o Colorado só quer dar o "próximo passo", que é conquistar um título.

Não há taça nova no museu vermelho desde 2016, quando o Gauchão foi conquistado. E o trauma pela ausência de conquistas se torna ainda mais pesado na comparação com o tradicional oponente, que empilhou feitos nos últimos anos.

"A única resposta que podemos dar é conquistando títulos e vitórias. Sabemos que recebemos críticas e que não fomos os melhores. Nossa reposta tem que ser silêncio e trabalho. O futebol nos dá essa chance de em uma semana provar novamente. É a oportunidade que temos para mostrar nosso dia a dia. Com silêncio e trabalho, vamos conseguir. Nosso foco está no Campeonato Gaúcho e vamos entrar para vencer", disse Nonato.

Para voltar ao topo, o Colorado precisa ganhar por dois ou mais de vantagem. Vitória mínima leva para os pênaltis.

Enquanto isso, o Grêmio goza da mais absoluta tranquilidade. Nem mesmo a mudança de comissão técnica já com a atual temporada em andamento abalou a rotina positiva na Arena. Saiu Renato Gaúcho, entrou Tiago Nunes, e o time só venceu desde então, inclusive o jogo de ida da final, na casa do rival.

O Grêmio conquista o tetracampeonato gaúcho com qualquer vitória ou empate. E a supremacia estadual é evidente. Ainda mais reforçada pelo histórico como local. Desde a inauguração da Arena, em dezembro de 2012, o Inter só venceu uma vez lá, em 2014.

E não é apenas no âmbito regional que o Tricolor tem somado feitos. Ergueu a taça da Copa do Brasil de 2016, da Libertadores de 2017, da Recopa de 2018, enquanto do lado oposto não houve título algum.

"Nosso foco é passo a passo, jogo a jogo", disse o técnico Tiago Nunes. "Estamos crescendo a cada partida e muito focados nos objetivos que temos", completou.